08/02/2015 às 10h21min - Atualizada em 08/02/2015 às 10h21min

Noca recebe o fardão da Velha Guarda da Portela

O radialista Getulio Borges presenteou Noca com um chapéu panamá.

Noca da Portela recebeu o convite para entrar na velha guarda do amigo Monarco ( Foto Ricardo Almeida / Divulgação)

Nascido em 12 dezembro de 1932 em Leopoldina e batizado como Oswaldo Alves Pereira, o cantor, compositor e instrumentista Noca da Portela recebeu no sábado, 7 de fevereiro  das mãos do líder do grupo de bambas da azul e branco e presidente de honra da Portela, Monarco, o fardão da Velha Guarda Show, criada em 1970 por Paulinho da Viola, durante a tradicional feijoada da Tia Surica, na quadra da escola de samba de Oswaldo Cruz e Madureira, à qual esteve presente o radialista Getulio Borges, apresentador do programa Salão de Danças, levado ao ar todos os domingos pela Rádio Cidade Leopoldina FM 104,3.Na oportunidade, Getulio presenteou Noca com um chapéu panamá.

O sambista falou de sua emoção ao receber o fardão: “Sempre sonhei em fazer parte do grupo. Os integrantes da Velha Guarda Show sempre foram escolhidos a dedo, desde a criação, em 70. Já ganhei muitos prêmios na vida, mas, sem dúvida, esse foi o maior. Todo compositor sonha com essa honraria.Fui convidado por nosso presidente de honra, parceiro e amigo, Monarco. Não sei como explicar o sentimento de fazer parte da nobreza do samba que é a soberana velha guarda da minha querida Portela, é muita felicidade para um ano só. Acompanhar a recuperação da águia altaneira em vida é muito gratificante! Espero esse ano conseguir realizar o último de meus sonhos que é ver a Portela campeã com um samba meu. Pode até ser um pensamento um pouco egoísta, mas cá entre nós, qual o compositor não tem esse sonho? Estou em um ano de felicidades!!! Acho que tenho sorte com o final "5". Coincidência ou não, a maioria de minhas vitórias de samba-enredo na Portela terminava em "5" (1985, 1995,2005, 2015) os demais foram (1976, 1998 e 1999). Aos meus 82 anos, estou me sentindo muito realizado, corpo forte e mente sã” disse Noca.

Noca da Portela é conhecido nacionalmente pelo seu talento musical da mais alta qualidade e pessoa extraordinária querida por todos. Com 60 anos de carreira, possui quase 400 músicas gravadas. Ainda pequeno mudou-se para o Rio de Janeiro. Seu pai, professor de violão, preocupado com o futuro do filho, tentou demovê-lo da música, mas o ex-feirante Noca foi estudar violão e teoria musical na Ordem dos Músicos do Rio de Janeiro. Apesar da vida artística, não deixou de se envolver com política, tendo sido militante do Partido Comunista Brasileiro. Compôs sambas-enredo e vários sambas de sucesso, gravados por cantores consagrados, como Virada, consagrado na voz de Beth Carvalho e considerado um símbolo da luta pela democratização do país. O samba-enredo da Portela deste ano servirá de trilha sonora para o desfile que vai comemorar os 450 anos de fundação do Rio de Janeiro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »