22/02/2015 às 09h08min - Atualizada em 22/02/2015 às 09h08min

Maioria aponta que Brasil só começa a funcionar depois do carnaval

Luiz Otávio Meneghite

Desde que era criança ouvia os mais velhos dizerem que o Brasil só começava a funcionar depois do carnaval. Todos os anos é a mesma coisa e tenho para mim que se trata de uma questão cultural.

É claro que as pessoas se referem a segmentos da sociedade que são importantes no contexto econômico e social mais do que outros como, por exemplo, o setor educacional. Embora as férias escolares tenham findado oficialmente antes do carnaval, as aulas só voltaram à normalidade após os festejos de momo, mesmo assim, esticaram mais um final de semana seguinte.

Na maioria das empresas e no serviço público é nos meses de verão que os funcionários tiram suas férias e aproveitam o calor intenso para ir à praia. Mesmo os empresários têm nesta época a oportunidade de aproveitarem as férias dos filhos e viajarem. No caso dos mineiros, os destinos mais procurados são os litorais capixaba e fluminense. Consequentemente, é exatamente o período mais movimentado da economia nessas regiões. Ou seja, lá o Brasil não pára nesta época. Por outro lado, no restante do ano a movimentação de pessoas e dinheiro é menor.

Observamos que no feriadão de carnaval, alguns setores da economia passaram a dar um descanso maior para seus funcionários no período. Lojas, oficinas e fábricas se aliaram a repartições públicas e adotaram por conta própria o ‘ponto facultativo’ na segunda e na quarta. Foi comum ver cartazes afixados nas portas de estabelecimentos com o aviso ‘Voltaremos a funcionar na quinta-feira, 19 de fevereiro”. Em alguns lugares os patrões resolveram dar uma folga maior para si próprios e para seus funcionários e os cartazes avisavam: ‘Voltaremos a funcionar na segunda-feira, dia 23 de fevereiro’.

Enfim, as férias  terminaram, o carnaval passou e estamos todos de volta à luta. Mas é por pouco tempo. Daqui a pouco tem a Semana Santa, em seguida os festejos do aniversário de Leopoldina e descansaremos de novo.

Confiram os números da enquete:

O Brasil começa a funcionar depois do carnaval, você concorda?

 

1º)Sim.........................................................................

56.9%

2º)Não.........................................................................

43.1%

Total de votos: 181


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »