25/02/2015 às 08h35min - Atualizada em 25/02/2015 às 08h35min

Parlamento Jovem de Minas tem oito polos regionais em 2015

Estudantes de 41 cidades, 14 a mais do que na última edição, vão debater segurança pública e direitos humanos.Leopoldina está no pólo de Juiz de Fora

Estudantes leopoldinenses no Parlamento Jovem em 2012.

Uma das novidades da edição 2015 do Parlamento Jovem de Minas, projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais, é o agrupamento de todos as cidades participantes em polos regionais. Neste ano foi registrada a adesão de 14 novos municípios, totalizando 41 divididos em oito polos. Os eventos de lançamento do Parlamento Jovem de Minas, que visa a estimular a formação política de estudantes do ensino médio, começaram na última segunda-feira (23).

O tema em pauta neste ano, uma escolha dos próprios alunos, é “Segurança Pública e Direitos Humanos”. A relevância do debate fica patente devido aos índices de criminalidade elevados no Brasil, tendo os jovens como o principal grupo de risco. De acordo com o Mapa da Violência de 2013, os homicídios são a principal causa de morte de jovens de 15 a 24 anos no Brasil, e atingem especialmente jovens negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas.

No Parlamento Jovem de Minas, o primeiro passo é dado pelas câmaras municipais, que mobilizam escolas do ensino médio e fazem parcerias com universidades, órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil para a implementação do projeto, formando uma extensa rede de formação política e educação legislativa em todo o Estado. Os estudantes, com o auxílio de monitores das câmaras, estudam o tema do projeto, debatem, elaboram e votam propostas de ação.

Na sequência, a etapa regional fica sob a coordenação de municípios polo, com representantes das outras cidades vizinhas. Já a etapa estadual, realizada em Belo Horizonte, na sede da ALMG, reúne representantes de todos os municípios e regiões participantes, sob a coordenação da Escola do Legislativo e da PUC Minas. Ao final da etapa estadual, os estudantes votam propostas de ação para o poder público e de aperfeiçoamento da legislação sobre o tema estudado.

O documento final com as propostas aprovadas do Parlamento Jovem de Minas é entregue então à Comissão de Participação Popular da ALMG, que o analisa, emite um parecer e propõe um encaminhamento. Confira abaixo as cidades participantes em cada polo regional do projeto (em negrito, os municípios que são sede dos polos):

 

Polos

Cidades

Central

Belo Horizonte, Betim, Carandaí, Ouro Preto e Ressaquinha

Centro-Oeste

Divinópolis, Nova Serrana e Pains

Médio Piracicaba

Itabira, João Monlevade e São Gonçalo do Rio Abaixo

Norte e Jequitinhonha

Montes Claros, Capelinha e Itamarandiba

Sul de Minas I

Pouso Alegre, Carvalhópolis, Extrema, Ipuiuna, Itajubá, Machado, Monte Sião, Ouro Fino, Santa Rita de Caldas, São Lourenço e Três Pontas

Sul de Minas II

Poços de Caldas, Andradas, Guaxupé e São Sebastião do Paraíso

Triângulo e Noroeste

Uberaba, Conceição das Alagoas, Iturama, Uberlândia e Unaí

Zona da Mata

Juiz de Fora, Espera Feliz, Leopoldina, Matias Barbosa, Santos Dumont, Viçosa e Visconde do Rio Branco

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »