27/02/2015 às 10h13min - Atualizada em 27/02/2015 às 10h13min

Leopoldinense é mais fiel ao supermercado na hora das compras

Você compra, é bem tratado e continua a comprar. Foi estabelecida uma relação de confiança e lealdade e ela pode ser duradoura ou efêmera.

Luiz Otávio Meneghite
A enquete sugere que o supermercado tem sido mais eficaz com suas estratégias para manter a fidelidade de seus clientes.

Certa feita ouvi de um político, que parceria era como trafegar numa via de mão dupla. Entendi que ele quis dizer que numa relação entre duas pessoas deveria haver o princípio da lealdade, do tipo: eu faço por você e você faz por mim. Achei interessante e só mais tarde me dei conta de que eu tinha feito o dever de casa e não houve reciprocidade.

Então, a parceria proposta por ele não tinha passado de um discurso vazio. Na ocasião fiquei bastante sentido, mas com o passar do tempo percebi que se eu continuasse a mostrar desgosto com aquela situação iria sofrer sempre que me lembrasse do episódio.

Assim, resolvi passar uma borracha naquilo tudo, até porque, pouco tempo depois, as urnas tinham sido implacáveis com ele por uma seqüência de erros cometidos ao longo de sua carreira, iguais ao que ele tinha cometido comigo.

Fiz esta introdução para chegar ao resultado da enquete sob análise: Você pratica fidelidade ao comprar? Onde?

Mas, o que é fidelidade? Em qualquer dicionário encontramos definições básicas sobre o seu significado: ‘Fidelidade é o termo com origem no latim fidelis, que significa uma atitude de quem é fiel, de quem tem compromisso com aquilo que assume. É uma característica daquele que é leal, que é confiável, honesto e verdadeiro. Ter fidelidade é uma expressão usada para nominar aquilo que tem constância. Ex: A fidelidade de um cliente, a fidelidade de um amigo etc. Fidelidade é também uma observância rigorosa da verdade, ou seja, da exatidão na reprodução de um texto, de uma entrevista ou de uma narração. A fidelidade é uma atitude antiga, já estava presente na Idade Média, no comportamento dos vassalos, que tinham compromisso de fidelidade com o Senhor Feudal, em troca de algum benefício obtido. Fidelidade é uma das características de Deus, e significa que Deus não desiste, não vira as costas, não abandona os seus filhos. Deus também espera que os seus filhos expressem fidelidade em relação a Ele’.

No caso da enquete em tela o resultado poderia nos remeter além da lealdade, ao poder do hábito. Ou seja, você é fiel a uma padaria, a um açougue, a uma farmácia, a uma loja de roupas, ao mercado de seu bairro ou a um determinado supermercado por pura força do hábito. Quando você compra e é bem tratado, continua a comprar. Foi estabelecida uma relação de confiança e lealdade e ela pode ser duradoura ou efêmera. O dia que você for maltratado como cliente ou foi mal servido, lá vai você em busca de uma nova parceria onde possa trafegar em mão dupla.

 

O cliente está sempre querendo mais e melhor. O comerciante, por seu lado tem que enfrentar a concorrência procurando sempre oferecer mais e melhor para manter o cliente.

Donde se conclui que a fidelidade na hora de comprar só vai durar enquanto for bom para os dois lados. Neste aspecto, o resultado da enquete nos sugere que o supermercado tem sido mais eficaz com suas estratégias para manter a fidelidade de seus clientes. Aos demais resta identificar onde está errando e tentar mudar o rumo. Tudo tem conserto, mas tem que ter atitude.

O jornal Leopoldinense apurou junto a alguns consumidores que o envolvimento social do empresário com a comunidade na qual ele está inserido é levado em conta pelo cliente na hora de comprar. Ou seja, o empresário que ganha dinheiro na cidade e de alguma forma retorna em ações beneficentes em diversos setores da comunidade, é visto com simpatia pela população. Vale dizer que a população está sempre atenta e além de bons produtos e bons preços, enxerga algo mais neste contexto. Que tal refletir sobre isso?

Confira a seguir o resultado da enquete:

Você pratica fidelidade ao comprar? Onde?

1º) No supermercado

 

33.3%

2º) Na padaria

 

18.7%

3º) Na farmácia

 

16.0%

4º) No açougue

 

12.0%

5º) Na loja de roupas

 

10.7%

6º) No mercado do bairro

 

9.3%


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »