28/02/2015 às 09h29min - Atualizada em 28/02/2015 às 09h29min

Leopoldina sediou Seminário Final do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa

Promoção foi da Secretaria Municipal de Educação no auditório do Conservatório de Música Lia Salgado.

Deise Nogueira, Regina Lúcia de Oliveira, Cintia Andries, Marilza Bella e Marília

No dia 10 de Fevereiro de 2015, foi realizado, no Auditório do Conservatório Lia Salgado de Leopoldina, o Seminário Final do Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa do ano de 2014. O evento foi realizado pela coordenadora local Cintia Andries, e pela Secretária Municipal de Educação, Regina Lúcia Barbosa Brito de Oliveira.

O PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um programa do Ministério da Educação, do Governo Federal, realizado em parceria com os Governos Estaduais e Municipais com o objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Através do programa foi trabalhada a formação continuada de professores alfabetizadores, com cursos presenciais e bolsas de estudos. Também  foram distribuídos gratuitamente materiais didáticos e pedagógicos específicos para alfabetização, obras literárias, além de outras tecnologias educacionais, como jogos. 

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa foi implementado no início do  ano de 2013, com foco na formação em Linguagem. Em 2014 o tema foi com maior aprofundamento e introdução dos conceitos matemáticos. Este ano de 2015 será dada continuidade ao programa onde serão trabalhados as disciplinas de História, Geografia, Ciências, Português e Matemática.

Durante o ano de 2014, sob a orientação das Orientadoras Deise Barbosa Pacheco Nogueira e Marilza Aparecida Ferreira Duarte Bella  um grupo de 51 professoras teve 30 encontros, completando uma carga horária de 120 horas presenciais, estando a (UFJF)Universidade Federal de Juiz de Fora responsável pela formação das orientadoras.

A coordenadora local, Cintia Andries, destacou que os projetos de formação continuada devem fortalecer na escola a constituição de espaços e ambientes educativos que possibilitem a aprendizagem, reafirmando a escola como espaço do conhecimento, do convívio e da sensibilidade, condições imprescindíveis para a construção da cidadania.

As discussões trouxeram reflexão sobre a prática pedagógica, o objetivo da avaliação diagnóstica acerca das capacidades e potencialidades dos alunos e sobre os direitos de aprendizagem que precisam ser garantidos a todas as crianças.

A  Secretária de Educação, Regina Lúcia Barbosa Brito de Oliveira reforçou e reiterou o compromisso da atual administração em especial, com os trabalhos e metas traçadas pelo PNAIC, cuja finalidade maior e central de todos nós, é a melhoria e o fortalecimento da educação.

O Seminário cultural  teve dois momentos: o primeiro foi a apresentação da professora do Conservatório Lia Salgado,  Cristiane Kneip  que abrilhantou o evento, tocando ao piano o Hino Nacional Brasileiro e o Hino à Leopoldina. O segundo momento, foi  o PROLER de CATAGUASES  “Contando Histórias com sorriso, amor e muita imaginação!” Tendo a história Sua Alteza a Divina contada pela professora Milena Duarte em uma belíssima interpretação, voz e violão de Cacati de Souza.

A Secretária de Educação, Regina Lúcia Barbosa Brito de Oliveira, reiterou o compromisso assumido diante do Ministério da Educação e da sociedade como um todo de promover a formação continuada dos (as) professores(as) alfabetizadores para este ano de 2015.Para que as ações possam ser aprimoradas, a ação vai contar com o empenho de todos envolvidos, de forma a  garantir a continuidade do programa, agradecendo  a todos pelo empenho e comprometimento no ano de 2014 dedicados ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Na oportunidade, os professores alfabetizadores apresentaram os relatos de experiências, relatando o seu dia a dia em sala de aula e a aplicação das orientações obtidas durante as formações.

Encerrando o momento foi servido um coquetel,  quando todos os professores que participaram da formação com comprometimento foram parabenizados pela dedicação que fez a diferença! Ações, acolhendo as diferenças, trabalho em equipe, todos deram sua contribuição na busca dos objetivos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »