12/03/2015 às 08h22min - Atualizada em 12/03/2015 às 08h22min

Encontro reúne coordenadores do Parlamento Jovem de Minas em BH

Representantes dos oito polos regionais, entre eles Leopoldina, estarão em BH na próxima semana para discutir o tema desta edição.

A Câmara Municipal de Leopoldina é polo do Parlamento Jovem.

Os representantes dos oito polos regionais do Parlamento Jovem de Minas 2015, que agregam as 41 câmaras municipais participantes desta edição, entre as quais a ded Leopoldina, estarão em Belo Horizonte, nas próximas terça e quarta-feira (17 e 18/3/15), para um encontro de trabalho. O principal objetivo da reunião é promover a discussão sobre o tema deste ano, “Segurança Pública e Direitos Humanos”, para subsidiar os trabalhos nos municípios participantes.

Desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais, o Parlamento Jovem de Minas tem o objetivo de estimular a formação política de estudantes do ensino médio.

Durante o encontro, os participantes também irão receber orientações sobre como utilizar a plataforma de ensino e aprendizagem a distância da ALMG e otimizar os ambientes ali criados para abrigar as ações de formação dos alunos e de gestão do projeto. Eles receberão, ainda, informações sobre como fazer a organização da etapa regional do projeto, de responsabilidade das câmaras municipais que atuam como polo regional.

Programação – O encontro será aberto na terça-feira (17), às 13 horas, com uma exposição da servidora da Escola do Legislativo da ALMG Leandra Martins, uma das coordenadoras do Parlamento Jovem de Minas, sobre o tema “Regionalização: conquistas e desafios”. Em seguida, o professor José Luiz Quadros de Magalhães, da PUC Minas, e o pesquisador da Fundação João Pinheiro Eduardo Cerqueira Batitucci farão uma discussão sobre o tema “Segurança Pública e Direitos Humanos”.

Ainda na tarde de terça (17), os participantes terão a oportunidade de se familiarizarem com o uso dos ambientes de formação e de gestão do Parlamento Jovem de Minas, que se encontram na plataforma de ensino e aprendizagem da Assembleia.

Na manhã de quarta-feira (18), os participantes irão acompanhar uma exposição da servidora da Escola do Legislativo Fernanda Freitas, também coordenadora do Parlamento Jovem de Minas, e do gerente-geral de Projetos Institucionais da ALMG, Ricardo Moreira, sobre a organização da etapa regional do projeto.

Encerrando as atividades, os representantes dos polos regionais participarão de uma dinâmica, coordenada pela servidora da ALMG Joselma Luquini, envolvendo a realização das atividades da plenária regional e de uma oficina de formação pedagógica para o Parlamento Jovem de Minas.

Polos regionais – As câmaras municipais participantes da edição de 2015 do Parlamento Jovem de Minas estão distribuídas em oito polos: Central (Belo Horizonte, Betim, Carandaí, Ouro Preto e Ressaquinha); Centro-Oeste (Divinópolis, Nova Serrana, Pains); Médio Piracicaba (Itabira, João Monlevade e São Gonçalo Rio Abaixo); Norte e Jequitinhonha (Capelinha, Itamarandiba, Montes Claros e Janaúba); Sul de Minas I (Carvalhópolis, Extrema, Ipuiuna, Itajubá, Machado, Monte Sião, Ouro Fino, Pouso Alegre, Santa Rita de Caldas, São Lourenço e Três Pontas); Sul de Minas II (Andradas, Guaxupé, Poços de Caldas e São Sebastião do Paraíso); Triângulo e Noroeste (Conceição das Alagoas, Iturama, Uberaba, Uberlândia e Unaí); e Zona da Mata (Juiz de Fora, Leopoldina, Matias Barbosa, Santos Dumont, Viçosa e Visconde do Rio Branco).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »