12/03/2015 às 15h14min - Atualizada em 12/03/2015 às 15h14min

Leopoldinense recebe Ordem de Mérito do Transporte – Medalha JK.

Honraria é iniciativa da CNT-Confederação Nacional do Transporte como reconhecimento pela atuação em favor do setor.

José Augusto de Castro é presidente da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil).

A dedicação ao setor transportador de empresários e profissionais em diferentes modais foi, mais uma vez, reconhecida pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), que promoveu nesta quarta-feira, 11 de março, a entrega da Ordem de Mérito do Transporte – Medalha JK. A homenagem, instituída em 1991, foi concedida, pela primeira vez, em 1992 e chegou, em 2015, à 23ª edição. Neste ano, 18 personalidades do setor foram agraciadas em uma das três ordens: Grã Cruz, Grande Oficial e Oficial, entre elas o leopoldinense José Augusto de Castro, na Ordem Grande Oficial.

José Augusto de Castro: foi funcionário da Cacex (Carteira de Comércio Exterior), do Banco do Brasil. Também foi coordenador da Funcex (Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior). Participou como conselheiro do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional. É autor de 12 livros sobre comércio exterior e professor na Fipe-USP (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) da USP (Universidade de São Paulo), no Ibmec-RJ e na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). É consultor de empresas em comércio exterior e diretor da Procex Técnica Internacional S/C Ltda. Também é presidente da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil).

Na solenidade, o presidente da CNT e do Sest Senat, Clésio Andrade, afirmou que a medalha é um reconhecimento pela trajetória de quem desenvolveu, e continua desenvolvendo, trabalhos essenciais em favor do transporte. Ele também falou sobre a atuação da CNT pelo fortalecimento do setor, por meio da valorização das entidades e do desenvolvimento de trabalhos técnicos de alto nível para dar sustentação a todos modais a que representa. Destacou, ainda, a luta da Confederação pelo resgate e pela valorização do transporte, ampliando a força de sua presença no Congresso Nacional. Finalizou a sua exposição reforçando a preocupação da CNT com o trabalhador, que culminou na criação do Sest Senat e na ampliação da rede de unidades voltadas à capacitação profissional e à valorização dos trabalhadores.

Homenageado escolhido para representar os demais no pronunciamento, Edgard Ferreira de Sousa exaltou o trabalho desenvolvido pelos agraciados ao longo de suas trajetórias profissionais, especialmente no enfrentamento de desafios cotidianos que marcam o setor, como gargalos logísticos e a adoção de medidas econômicas que oneram os transportadores. “De nada adianta produzirmos na agropecuária e na indústria se não houver o transportador para levar todos os produtos ao comércio brasileiro e para o exterior. Temos uma grande responsabilidade”, disse Edgard Ferreira de Souza. Ele também destacou o papel da CNT na valorização de todos os modais de transporte e fez um retrospecto histórico para falar sobre a importância do patrono da medalha, o ex-presidente da República, Juscelino Kubitscheck, para o desenvolvimento do Brasil.

Fonte: Natália Pianegonda-Agência CNT de Notícias


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »