16/03/2015 às 13h36min - Atualizada em 16/03/2015 às 13h36min

Seminário de Saúde Mental superou as expectativas com momentos de emoção

A Assessora Técnica da Coordenadoria Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Leisenir Oliveira, não conseguiu conter as lágrimas, emocionando a todos.

O auditório do Cefet ficou totalmente ocupado.

Com o auditório do Cefet, completamente, lotado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) avaliou o I Seminário de Saúde Mental como um dos mais importantes eventos realizados, não apenas pela necessidade de aprender para fazer o melhor, mas pelo alto nível dos palestrantes e a participação intersetorial.

Estiveram  presentes os funcionários de todas as categoriais profissionais da SMS, da Casa de Caridade de Leopoldinense, funcionários da GRS/Leopoldina, funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Educação, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Estadual de Saúde, Conselho Municipal de Juiz de Fora, Coordenadoria Regional das Promotorias de Defesa da Saúde e Câmara de Vereadores.

A professora do Conservatório de Música Lia Salgado, Cristiane Kneipp fez a abertura do Seminário seguida por um vídeo produzido por funcionários da SMS.

A assessora Técnica da Coordenadoria Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Leisenir Oliveira, não conseguiu conter as lágrimas ao iniciar sua fala, emocionando a todos. Ali ficou claro que saúde mental se faz com saber e emoção.

As falas foram seguidas por Dr. Rodrigo Barros, Coordenador Regional das Promotorias de Defesa a Saúde, Janine Fajardo da GRS Leopoldina, Ana Vargas, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Magda Rocha da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde (SES), José Mauro Lima, Promotor de Justiça de Leopoldina e Fabrício Ribeiro, Articulador de Rede do Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário-PAI-PJ.

O público participou ativamente e Lisângelo Fontora, Psicólogo da SMS, encerrou o Seminário.

A Secretária Municipal de Saúde, Lúcia Helena Fernandes da Gama  deixou claro na sua fala durante a abertura do evento “que a RAPS – Rede de Apoio Psicosocial só está se efetivando na macro-região, graças ao esforço do Dr. Rodrigo Barros. E que Leopoldina, que não tinha nada da Rede, agora terá, e será um serviço robusto e de qualidade”. Ela agradeceu ao apoio, incondicional dos órgãos governamentais que dividiram seu saber com todos e atendiam a qualquer hora do dia ou da noite durante todo esse processo de fechamento da Clínica São José.

Lúcia fez um agradecimento especial ao prefeito José Roberto: “sem sua sensibilidade e vontade política não seria possível qualquer passo, assim como, aos companheiros/guerreiros de equipe da SMS. Nos meus 26 anos de serviço público, este breve seminário foi o evento de saúde mais importante de que participei. É o marco oficial da mudança, no nosso município, de uma história horrenda na saúde”, finalizou.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »