17/03/2015 às 16h49min - Atualizada em 17/03/2015 às 16h49min

Passeata busca conscientização do consumo de água em Leopoldina

Iniciativa de aluna da FAPAC recebe adesões governamentais e tem ampla divulgação nas redes sociais.Conheça como é feito o abastecimento em Leopoldina.

Luiz Otávio Meneghite
Barragem de regularização de nível, o vertedor e a caixa de passagem

Alunos do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Presidente Antonio Carlos de Leopoldina lideram uma passeata que será realizada no sábado, 21 de março, a partir das 09:00 horas, com concentração na Praça Professor Botelho Reis(Pracinha do Ginásio) de onde sairão rumo à Praça Félix Martins. O objetivo é a conscientização da população sobre o consumo de água em Leopoldina.

Em janeiro deste ano, por iniciativa da aluna Lunara de Oliveira Almeida, do 5º período de Engenharia Ambiental e Sanitária da Faculdade Presidente Antonio Carlos (FAPAC), teve início nas redes sociais uma ação a respeito da concientização do consumo de água em Leopoldina.

A organizadora do evento foi até a Secretaria Municipal de Meio Ambiente em busca de apoio à causa e logo começou a contar com o apoio da Polícia Militar do Meio Ambiente, COPASA-Companhia de Saneamento de Minas Gerais e IEF-Instituto Estadual de Florestas.

Com ampla divulgação nas redes sociais e no jornal Leopoldinense, surgiram outras parcerias que se ofereceram para se juntar à causa como a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Estado da Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Faculdades Doctum de Leopoldina, APAE-Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e da Polícia Militar de Minas Gerais.

O motivo da campanha é a preocupação com o desperdício excessivo e a falta de conscientização da população em geral, que de forma às vezes inconsciente acaba desperdiçando quando deveria estar economizando para que no futuro não falte água.

A intenção da estudante Lunara de Oliveira Almeida e de seus parceiros é sensibilizar e chamar a atenção das pessoas para os cuidados com a água. Para ela, cada indivíduo precisa compreender que é parte integrante do ambiente e que através de suas ações é um modificador do mesmo.

Segundo a estudante, várias atividades estão na pauta da organização como a confecção de cartazes informativos com práticas conscientes do consumo de água, carro pipa da COPASA, Teatro Mudo da Doctum, doação de mudas de árvores disponibilizadas pelo IEF em troca de garrafas pet e ambulância cedida pela Secretaria de Saúde, que também distribuirá informativos sobre doenças provenientes da água.

O abastecimento de água em Leopoldina

Desde 1973, a Copasa é a concessionária dos serviços de abastecimento de água da cidade de Leopoldina, atendendo 98% da população, correspondendo a mais de 49 mil pessoas.

Para garantir o abastecimento são tratados 10 milhões de litros de água por dia na Estação de Tratamento de Água (ETA). A água captada no Rio Pirapetinga, passa por um rigoroso processo de tratamento, atendendo às exigências da Portaria 2.914 do Ministério da Saúde. O tratamento envolve as etapas de oxidação, coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, correção de pH e fluoretação.

Além da ETA, para garantir o abastecimento na cidade, a Copasa conta ainda com 19 reservatórios com capacidade para o armazenamento de mais de 4.920 metros cúbicos de água tratada. Esses reservatórios estão localizados em diversos pontos de Leopoldina e são interligados por 148.648 metros de rede de distribuição de água.  

Copasa dá dicas de economia de água à população

Propósito é mostrar a gravidade da falta de água e incentivar a redução do consumo em 30% .As pessoas precisam estar alertas à prática de bons hábitos na utilização da água. Dicas para economizar o recurso natural podem ajudar os cidadãos a colaborarem e se conscientizarem sobre a crise.

Confira abaixo uma série de dicas para poupar água:

No banho

Uma ducha aberta por 15 minutos consome 135 litros. Feche a torneira ao se ensaboar e reduza o tempo para 5 minutos: o consumo cai para 45 litros

Ao escovar os dentes

Cinco minutos com a torneira aberta consome 12 litros. Molhe a escova de dentes e feche a torneira; coloque água num copo para bochechar. Consumo cai para menos de 1 litro. Uma única pessoa pode economizar 1,9 milhão de litros de água ao longo da vida simplesmente escovando os dentes com a torneira fechada

Ao usar o vaso sanitário

Não aperte a descarga mais tempo do que o necessário. Cada acionamento de seis segundos gasta de 10 litros a 14 litros. Não jogue papel no vaso, será preciso mais uma descarga para o lixo ir embora. Ao construir ou reformar o banheiro, instale vaso sanitário com caixa acoplada com duplo acionamento. Numa casa com três pessoas, a economia é, em média, de 36 litros de água por dia.

Ao lavar a louça

Durante 15 minutos com torneira aberta, o consumo é de 117 litros. Passe o detergente em toda a louça, com a torneira fechada, e enxágüe toda a louça depois. O consumo cai para 20 litros

Ao lavar frutas e verduras

Não lave embaixo da torneira. Prefira uma bacia e use uma escova vegetal para remover as sujeiras

Ao descongelar alimentos

Não use água da torneira para descongelar alimentos. Descongele na geladeira um dia antes

Ao fechar a torneira

Ao fechar a torneira, certifique-se de que ela não ficou pingando. Ao longo de um ano, esse pinga-pinga de "apenas umas gotinhas" desperdiça, pelo menos, 16 mil litros de água. Outra opção para as torneiras é a “peneirinha”. O nome técnico é aerador, uma válvula que pode ser colocada no bico da torneira e ajuda a economizar água, proporcionando a sensação de fluxo mais intenso. Se 12 apartamentos de um prédio aderissem ao uso do aerador na torneira da cozinha, em um ano seria possível economizar água suficiente para encher uma piscina olímpica

Ao molhar as plantas

Use um regador ao invés da mangueira. Regue das 6h às 8h ou após as 17h para reduzir a evaporação

Ao lavar o carro

Usando a mangueira durante 30 minutos, consumo é de 560 litros. Só lave quando extremamente necessário. Use um balde e passe um pano: consumo cai para 40 litros

Piscina

Ao manter a piscina coberta, você economiza até 90%, evitando a perda de água por evaporação e pela ação do vento. Evite drenar a água da piscina, o que exigirá consumo de água. Priorize a filtragem

Ao reutilizar água

A água do último enxágüe da máquina de lavar e da chuva podem ser usadas para lavar o quintal, regar plantas e até para dar a descarga nos banheiros. Use a máquina de lavar sempre com a capacidade total.

Fontes de informação: Arquivo GLN, Faculdades Presidente Antonio Carlos de Leopoldina e Divisão de Imprensa da COPASA. As fotos que ilustram esta matéria são do Sistema de Abastecimento de Água da COPASA em Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »