18/03/2015 às 11h14min - Atualizada em 18/03/2015 às 11h14min

Saúde Itinerante atende área do Saúde da Família da 5ª Residência e do Bandeirantes

O Programa propicia a sensibilização dos funcionários da área administrativa frente às necessidades dos usuários identificadas durante as visitas domiciliares.

A secretária Lúcia Gama, acompanhada de outros profissionais, visita pacientes acamados e restritos ao lar.

O Saúde Itinerante de Leopoldina é um Programa da Secretaria Municipal de Saúde que tem o objetivo, além de diminuir o tempo de espera por algumas especialidades médicas, oferecer mais conforto ao paciente e resolver a demanda dos usuários.

No dia 10 de março, a primeira unidade de saúde a ser visitada pelo ‘Saúde Itinerante’ foi a da Saúde da Família da 5ª Residência. Na quarta-feira, 17 de março, foi a vez da Equipe Saúde da Família do Jardim Bandeirantes.

O Programa visa, também, a sensibilização dos funcionários da área administrativa frente às necessidades dos usuários que são identificadas durante as visitas domiciliares.

A secretária de Saúde, Lúcia Helena Fernandes da Gama, sempre acompanhada de outros profissionais, visita pacientes acamados e restritos ao lar para verificar in loco suas reais necessidades e assim, a Secretaria de Saúde pode fazer um melhor planejamento e programação de futuras ações direcionadas à prevenção e promoção de saúde, bem como no tratamento dos agravos encontrados durante a realização desses encontros.Cerca de oito profissionais da Secretaria de Saúde fazem o atendimento das pessoas no local.

Nesses dois encontros do ‘Saúde Itinerante’ foram atendidas mais de 200 pessoas com a autorização de procedimentos já protocolados na SMS e realizadas cerca de 23 visitas a acamados.

“As equipes Saúde da Família nos repassam as necessidades dos usuários de sua área, sim. Porém, ouvir a pessoa na sua própria comunidade e ver de perto suas necessidades, nos remetem, ainda mais, a nossa responsabilidade como trabalhadores de saúde. Já estaremos executando ações em prol das demandas detectadas a partir do próximo mês”, disse a Secretária de Saúde, Lúcia Gama

Segundo a Secretária, o prefeito José Roberto foi taxativo ao repassarmos a ele os agravos de saúde que encontramos e disse: “Façam o que for necessário para amenizar o sofrimento da nossa gente”. “E vamos fazer”, enfatizou a secretária, para quem “o Saúde Itinerante estreita os vínculos entre os funcionários da área administrativa da secretaria e os que se encontram na assistência direta ao usuário, resultando num maior ganho para equipe e paciente”, garantiu.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »