19/03/2015 às 22h23min - Atualizada em 19/03/2015 às 22h23min

AABB será desapropriada para instalação de Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas 24 horas

O local vai dispor de equipe multiprofissional composta por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros.

Luiz Otávio Meneghite
Vista parcial da AABB de Leopoldina.

O prefeito José Roberto de Oliveira assinou Decreto declarando de utilidade pública para fins de desapropriação, amigável ou judicial, todas as instalações da antiga AABB-Associação Atlética Banco do Brasil, localizada no bairro Fortaleza, com todas as edificações nela existentes numa área total de 9,68 hectares.

O ato oficial, publicado na edição nº 1457, desta quarta-feira, 18 de março, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros, autoriza o prefeito a invocar o caráter de urgência do processo judicial de desapropriação do imóvel visando a instalação no local de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD 24 horas).

Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD III Álcool e Drogas 24horas

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD 24 horas) é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas.

Seu público específico são os adultos, mas também podem atender crianças e adolescentes, desde que observadas as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O CAPS AD III 24 horas vai oferecer atendimento à população, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Os CAPS também atendem aos usuários em seus momentos de crise, podendo oferecer acolhimento noturno por um período curto de dias.

Além disso, o CAPS AD III vai apoiar usuários e famílias na busca de independência e responsabilidade para com seu tratamento. O local vai dispor de equipe multiprofissional composta por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros.

Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, que possam garantir o sucesso de suas ações, preocupando-se com a pessoa, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.

A Secretária Lúcia Gama lembra que “o Caps é um dos elos da Rede de Atenção a Saúde (RAS). O alicerce dessa Rede é as ESF's. O matriciamento passa pelo NASF - o grande apoiador. Mas ainda temos na Rede, chamada por alguns de RAPS, o hospital geral, as SRT's (Serviço de Residência Terapêutica/Leopoldina terá dois), o Caps TM (Transtorno mental/Leopoldina terá um do tipo III), SAMU, Unidades de Apoio (UA) e não funcionamos sozinhos, pois existe um elo com as cidades circunvizinhas”, esclarece a Secretária..


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »