20/03/2015 às 13h36min - Atualizada em 20/03/2015 às 13h36min

Fase municipal dos Jogos Escolares começa nesta segunda-feira, 23 de março

A abertura está marcada a partir das 08 horas nas dependências do Ginásio Poliesportivo José Bastos Faria Freire, no Bela Vista.

A Prefeitura de Leopoldina, através da Secretaria de Educação, Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo estarão realizando a partir de segunda-feira, dia 23 de março até sexta-feira, dia 26 de março da Etapa Municipal dos Jogos Escolares de Minas Gerais.

A abertura está marcada para segunda-feira, 23 de março, a partir das 08 horas nas dependências do Ginásio Poliesportivo José Bastos Faria Freire no Bela Vista.

Os jogos estarão acontecendo nos Ginásios Poliesportivos do Bela Vista, Colégio Imaculada Conceição e do CEFET.

O Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais − JEMG/2015 é o maior e o mais importante Programa esportivo-social de Minas Gerais e faz parte do Programa Estruturador do Governo do Estado. É uma competição esportiva-educacional, podendo participar as escolas públicas e particulares com alunos-atletas do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios. Os Jogos acontecem em quatro etapas, em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos (nascidos em 2003, 2002 e 2001) e o Módulo II, de 15 a 17 anos (nascidos em 2000, 1999 e 1998)

As modalidades disponíveis no JEMG/2015 são: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, peteca, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino.

Os Números dos Jogos

Mais de 160 mil alunos

8 mil professores

16 mil profissionais envolvidos

3 mil empregos diretos

8 mil indiretos

Cerca de 500 mil espectadores.

As etapas do JEMG

A primeira etapa é a municipal e os primeiros lugares de cada modalidade, nos dois módulos, seguem para a segunda etapa, a microrregional. O Estado é divido em 47 microrregiões e cada Superintendência Regional de Ensino − SRE, ligada à Secretaria de Estado de Educação, auxilia no andamento dos Jogos. Os primeiros lugares das modalidades coletivas e os 4 primeiros colocados do xadrez levam os alunos-atletas para a 3ª etapa, denominada etapa regional.

A etapa regional acontece em 6 municípios do Estado, no período de, com as competições de atletismo, basquete, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

A 4ª etapa é a estadual. Nela disputam os campeões das 6 regionais (modalidades coletivas, atletismo, vôlei de praia e xadrez), incluindo as modalidades badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, judô, luta olímpica, natação, peteca, tênis de mesa e voleibol de praia. Nesta etapa também são realizadas as competições das modalidades paralímpicas: bocha, futebol de 5, futebol de 7, goaball, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Fonte de informações: Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »