20/03/2015 às 14h35min - Atualizada em 20/03/2015 às 14h35min

Realizada a IX Conferência Municipal da Criança e do Adolescente

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria com a Prefeitura Municipal de Leopoldina e a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na data de 18 de março de 2015 a IX Conferência Municipal da Criança e do Adolescente com o objetivo de Garantir a implementação da Politica e do Plano decenal dos direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, a partir do fortalecimento dos Conselhos de direitos da criança e do adolescente.
A Conferência mobilizou a sociedade em geral na defesa do estatuto da Criança e do adolescente fortalecendo a participação da sociedade em geral em especial das crianças e dos adolescentes das escolas estaduais, municipais e particulares do município, na formulação, monitoramento e avaliação da Politica e do Plano decenal dos direitos humanos de crianças e adolescentes, através dos cinco eixos propostos.
1.      – Promoção dos Direitos de Crianças e adolescentes  
2.      – Proteção e Defesa dos Direitos
3.      -  Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescente
4.       -Controle social e efetivação dos direitos  
5.      – Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e adolescentes. 
 
Os quais foram bem expostos pelos palestrantes:
Secretaria Municipal de Assistência Social - Maria do Carmo Brandão Vargas Villas
Jalibe Lanne Almeida Dibo - psicóloga CREAS - Presidente do Conselho da Criança e do Adolescente
Jose Mauro Pereira Lima - Promotor de Justiça 
Lucia de Fátima Bezerra Cavalcante - Professora IMAM 
Cintia Ienaco - Coordenadora Proteção Básica.
 
Os resultados das discussões e produções realizados na Conferência serão encaminhados para a Conferência Estadual da Criança e do adolescente de Minas Gerais e também lançadas como diretrizes para o governo municipal no que abrange a garantia dos direitos da criança e do adolescente em nosso município.
Após as deliberações realizadas pelo Conselho estadual da Crianças e do Adolescente serão enviadas através dos nossos delegados eleitos ao Conselho Nacional da Criança e do adolescente.
A conferencia Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente faz parte da agenda social de segmentos comprometidos com as questões relativas à infância e adolescência no país desde 1991. A Conferência é realizada de dois em dois anos e constitui-se num amplo espaço para reflexões e deliberações coletivas em torno de um projeto comum, descontruindo e reconstruindo  ideias, e se tornam decisões em torno de aplicação da legislação e da construção coletiva e participativa das políticas públicas que atendem crianças e adolescentes.  
 
Secretaria Municipal de Assistência Social  de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »