23/03/2015 às 20h55min - Atualizada em 23/03/2015 às 20h55min

Governo quer reduzir burocracia e focar no cidadão, diz ministra

Kátia Abreu participou da reunião de coordenação política no Palácio do Planalto

Brasília (23/03/2015) Após participar da reunião de coordenação política no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (23), a ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) disse que a presidente Dilma Rousseff pediu aos ministérios redução da burocracia e foco no atendimento ao cidadão.

A ministra afirmou que é preciso “inverter a lógica” de que o cidadão é quem precisa servir ao Estado. “Na verdade, o cidadão é quem determina suas necessidades e cabe ao governo atender”, completou. Kátia Abreu concedeu entrevista à imprensa ao lado dos ministros Nelson Barbosa (Planejamento) e Gilberto Kassab (Cidades).

“A presidente deu ênfase muito forte à questão da gestão. O que queremos é o foco no cidadão. Os ministérios devem adotar procedimentos para reduzir a burocracia e melhorar os gastos públicos”, disse a ministra. “Verificamos que, em muitos casos, na verdade, os mecanismos estão travados, antiquados e precisam de modernização”, acrescentou.

A presidente Dilma Rousseff ainda determinou, segundo a ministra, a realização de uma força tarefa interministerial para otimizar o trabalho das superintendências estaduais. “Precisamos gastar menos com Brasília e mais com o Brasil e trabalhar para a vida real do trabalhador e do empregador”, disse Kátia Abreu.

Orçamento

Kátia Abreu afirmou que a presidente Dilma Rousseff avaliará pessoalmente eventuais contingenciamentos no Orçamento 2015. “Ela determinou que os ministérios levantem suas prioridades máximas porque ela pessoalmente vai avaliar esse quadro”, disse a ministra. “Não será um corte puro e simplesmente cego”.


Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-2205
Priscilla Mendes
priscilla.mendes@agricultura.gov.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »