24/03/2015 às 16h36min - Atualizada em 24/03/2015 às 16h36min

Princesa Leopoldina participa de desfile em defesa da água

O evento contou com um grande público, que ao final da passeata, foi brindado por belíssimas canções executadas pela Banda Musical Princesa Leopoldina.

O Maestro Paulo Roberto regendo a BMPL

A Banda Musical Princesa Leopoldina, com patrocínio master  da Energisa  e patrocínio da Bela Ischia, através da lei estadual de incentivo a cultura, participou no sábado, 21 de março, em Leopoldina, da passeata do uso consciente da água e comemoração do Dia Mundial da Água. O evento contou com um grande público, que ao final da passeata, foi brindado por belíssimas canções executadas pela Banda Musical Princesa Leopoldina.

Na oportunidade a BMPL deixa aqui uma mensagem sobre o uso consciente da água.

Claudia Meyer

O ser humano necessita da água limpa e potável para sobreviver. Para que haja vida no planeta terra é fundamental que haja água. As pessoas precisam deste elemento para beber, cozinhar, lavar e manter a higiene pessoal. Ela também é indispensável para a geração de energia, para o transporte e para a saúde. Sem ela o ser humano adoece e morre.

Toda a sociedade deve se conscientizar de que a água um dia poderá acabar. Devemos tomar cuidado com o desperdício e preservá-la. 

Por existir muita água no planeta, as pessoas imaginam que os recursos hídricos são infinitos. Mas, a água doce equivale a menos de 3% de toda a água do mundo, sendo o restante constituído por água não potável. Desses 3%, mais de 2,5 está sobre a forma de gelo nas regiões polares, não estando disponível para o uso humano. Ou seja, o homem e o ecossistema dependem de 0,5% de água doce disponível no planeta. 
Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 3.500 crianças morrem diariamente por consumirem água não potável ou por falta de higiene. Ainda de acordo com os dados, 1,8 milhões de pessoas morrem todo ano de doenças diarréicas. 

O Brasil possui 12% da água doce superficial do mundo. Além de o País possuir o maior rio do planeta, o Amazonas, mais de 90% do território brasileiro recebe chuvas abundantes o ano inteiro, formando diversos rios. Apesar disso, a distribuição de água é desigual e a poluição e o uso inadequado comprometem esse recurso. Nos últimos anos, a poluição da água aumentou exageradamente.

Isso se deve ao crescimento dos grandes centros urbanos, industriais e áreas agrícolas (com grande uso de adubos químicos e agrotóxicos). Em muitas regiões o saneamento básico não é executado da forma correta e o esgoto é jogado sem tratamento nos rios, açudes e água litorânea, chegando a um alto nível de degradação.  Projeções indicam que a população atingirá oito bilhões de habitantes em 2030, se estabilizando em nove bilhões em 2050. Para que a degradação da água não se agrave mais é necessário que a população se conscientize, evitando o desperdício de água, e que o governo tome medidas com relação ao saneamento e abastecimento." 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »