25/03/2015 às 15h57min - Atualizada em 26/03/2015 às 13h45min

Projeto executivo de revitalização da Praça Felix Martins entra em fase final

O anteprojeto foi apresentado no dia 18 de março ao prefeito de Leopoldina José Roberto de Oliveira, que saiu satisfeito da reunião com os arquitetos urbanistas.

João Gabriel B. Meneghite

O prefeito tomou conhecimento do anteprojeto. (Foto: Kalon Moraes)

Um grupo de arquitetos de Leopoldina, com objetivo de colaborar com o desenvolvimento urbano da cidade, está desenvolvendo de forma gratuita um projeto executivo de revitalização da Praça Felix Martins. O movimento iniciou no final do ano passado, quando foram agendados encontros para debater sobre o tema, com espaço aberto a participação de todos os profissionais da cidade, bem como historiadores e entusiastas da Praça Felix Martins. Desde o princípio, o prefeito José Roberto de Oliveira vem mantendo contato com esse grupo de profissionais.

Várias reuniões foram agendadas para discussão, pesquisas e debates, tentando entender diversas questões históricas, a identidade da praça, bem como a sua representatividade para a população. Também foram realizadas pesquisas de campo, observando o seu uso cotidiano e potencialidades para implantação de novas funcionalidades com objetivo adequar a praça aos tempos atuais, respeitando o seu patrimônio cultural, suas peculiaridades, fauna e flora, criando um mínimo de impacto.

O anteprojeto foi apresentado no dia 18 de março ao prefeito de Leopoldina José Roberto de Oliveira, que saiu satisfeito da reunião com os arquitetos urbanistas e vislumbra a participação desses profissionais em outros projetos voluntários na cidade.

Movimento dos arquitetos urbanistas é inovador

Marcos Aurélio, Cláudia Bonin, Deize Sales, Priscila Netto e Rafael Valentim. (Foto: João Gabriel B. Meneghite)

Segundo Marcos Aurélio de Souza, o movimento formado pelos arquitetos de Leopoldina é inovador e está ganhando repercussão em toda região, em virtude de ser um movimento de cidadania, apolítico, com benefícios para a coletividade e com participação de vários profissionais. O projeto executivo de revitalização da Praça Felix Martins entrou em sua fase final e a expectativa é que seja concluído nas próximas semanas. Ele está sendo desenvolvido pelos arquitetos urbanistas Cláudia Bonin, Deize Sales, Marcos Aurélio  Souza, Priscila Netto, Rafael Valentim e Sarah Moraes.

A pretensão dos arquitetos é que seja marcada uma audiência pública na Câmara Municipal de Leopoldina, apresentando o projeto à comunidade, que também poderá apreciá-lo através de uma exposição pública, que além dos desenhos serem exibidos em 3D, terão à disposição todo um memorial descritivo explicando detalhadamente o projeto. Dentre as principais modificações da praça consta o rebaixamento imediato dos canteiros, mediante análise das árvores existentes a ser realizada por um profissional especializado. A marcação de trajetos e caminhos através de alamedas, de maneira a ampliar os caminhos e acessos principais, tornando a praça mais convidativa é também uma das propostas principais do projeto, que prevê ainda a demarcação de pisos em áreas de interesse histórico, de maneira a propiciar a aprendizagem de alunos de escolas publicas, bem como a população.

A revitalização da concha acústica, monumento modernista está na programação do projeto, que também pretende ainda criar espaços para maior visibilidade do painel de Funchal Garcia.  Outros detalhes de revitalização, reestruturação e criação de novos espaços como os de caminhada, parque, jogos e eventos poderão ser apresentados à população brevemente em audiência pública que pode ser agendada a qualquer momento.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »