30/03/2015 às 16h03min - Atualizada em 30/03/2015 às 16h03min

Câmara marca presença em reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Presente, Ivan Nogueira diz que a Câmara apoia as iniciativas apontadas pelo CMDRS.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável - CMDRS, se reuniu na ultima quarta feira, dia 25 de março, para discutir o desenvolvimento sustentável da classe rural do município.

Além da indicação de um representante para compor a Comissão do Selo de Inspeção Municipal - SIM, a reunião tratou também, de vários assuntos de relevância para o meio rural leopoldinense. 

Assuntos relacionados a Agricultura Familiar, Atualização do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, reivindicação junto a Comissão Municipal de Trânsito, para que fique proibido estacionar na Praça João XXlll, nos dias da Feira do Produtor Rural, no local onde funciona a Feira.

Dar destaque na divulgação do Curso de Segurança Alimentar e na Criação do COMSEA - Conselho Municipal de Segurança Alimentar e, por fim, foram abordados os assuntos pertinentes ao Meio Ambiente e a Conservação da água, bem como a importância do Projeto Fossa Séptica.     

Além de membros do CMDRS, autoridades e representantes dos Distritos e Comunidades Rurais  do município, participaram desta reunião realizada nas dependências da Cooperativa Leste. Entre as autoridades presentes, registramos a presença do vereador Ivan Nogueira, presidente da Câmara Municipal de Leopoldina e  o membro do Conselho e Vereador, Jacques Villela, o Sub Tenente da Policia Militar do Meio Ambiente Carpinetti, o Secretário de Agricultura do Município Rogério Ladeira, os representantes da EMATER Nilda e Cimar Onofre, Jaci Toledo da CAPRILEO, Djanir e Ricardo Junqueira da COOPLESTE, entre vários representantes de segmentos da classe rural de Leopoldina.     

A pauta da reunião foi amplamente discutida e o assunto de maior destaque, foi a manutenção da água e seu melhor aproveitamento. Exemplos como  o Projeto Barraginha, recuperação de lagos, reservatórios e nascentes, foram uma das saídas para estes tempos de crise hídrica.

As Barraginhas por exemplo, retém as enxurradas e fazem as águas das chuvas se infiltrarem no solo. Assim, recarregam o lençol freático, que fica com seu nível elevado. Essa tecnologia conhecida como "tecnologia social", além de aumentar a disponibilidade de água, preserva o terreno evitando a erosão. Todos que fizeram uso da palavra apontaram as construções de barraginhas, como uma forma simples e eficiente de enfrentar estes tempos de crise.

Foi de grande importância a participação do Sub Tenente Carpinetti, por que muitas vezes, a policia é mal compreendida e em sua fala, deixou claro, que a intenção da policia Militar do Meio Ambiente é somar, orientando de forma que beneficie a população rural, sem deixar de estar protegendo a fauna e flora do município de Leopoldina.

Para o presidente da Câmara dos Vereadores, se os vizinhos do nosso município estão conseguindo obter sucesso com estes exemplos, tornando realidade, até antigos sonhos, porque não promover estes benefícios para o Produtor de Leopoldina?

"Estão todos de parabéns por esta iniciativa de introduzir em Leopoldina, mais esta opção para os nossos produtores rurais. São iniciativas simples como estas, que já deram certo em outras cidades e região, que temos que promover em nosso município. Estou impressionado com o que vi e ouvi nesta reunião. A construção das barraginhas, ou mesmo dos lagos de múltiplo uso, ajuda não só a conter as águas das chuvas, mas serve para irrigação, abastecimento, evita erosão e ainda permite um criatório de peixes. Esses benefícios já são realidades em varias comunidades rurais da nossa região, agora em parceria com o Executivo e todas as entidades parceiras da classe rural, vamos buscar mecanismos para que possamos estar promovendo este trabalho no município de Leopoldina", explicou de forma satisfatória o presidente Ivan Nogueira.

Tanto o executivo através de sua Secretaria de Agricultura, quanto o Legislativo através de sua Comissão Permanente de Agricultura e Desenvolvimento, estarão juntos nesta conquista para os produtores rurais do município de Leopoldina, apoiando as iniciativas apontadas pelo CMDRS.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »