30/03/2015 às 16h09min - Atualizada em 01/04/2015 às 15h54min

Abandono e vandalismo destroem praças de Leopoldina

Praça Juscelino Kubitschek no São Cristovão é das que está em pior estado. ( Foto; Luciano Baía Meneghite )

Por Luciano Baía Meneghite

Muito tem se falado do abandono da praça Félix Martins e a necessidade de sua recuperação. O jornal Leopoldinense dezenas de vezes abordou o assunto e a principal praça da cidade permanece em estado crítico. A verdade é que tal quadro de abandono e vandalismo é encontrado na quase totalidade das praças da cidade.

Fotografamos nos últimos dias diversas delas e os problemas se repetem: Sujeira, falta de capina, de jardinagem, árvores sem poda ou doentes, iluminação insuficiente ou ausência desta, pichação, bancos, postes e demais equipamentos quebrados, Tais locais acabam por se tornar pontos de drogas, de prostituição e diversos crimes.

Para alguns essa questão pode parecer de menor importância, mas não é. Como outros já disseram, estamos em uma época em que as pessoas se isolam cada vez mais. Torna-se um desafio trazê-las para áreas de convívio social se estas não propiciam nenhum atrativo. A solução não está em obras caras e mirabolantes. Claro que em alguns casos haverá que se fazer alguns gastos, mas na maioria bastaria boa vontade, planejamento e educação da população.

Não adianta de tempos em tempos a prefeitura “dar uma geral” que geralmente se limita a capina. É preciso manutenção constante, com pessoas preparadas. As associações de bairro também deveriam ser mais ativas e não apenas ‘pedintes’. Cobrar sim da Prefeitura, mas também realizarem festas, mutirões, promoverem junto com a população ações culturais e esportivas nessas áreas. Assim será possível recuperá-las.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »