05/04/2015 às 19h43min - Atualizada em 05/04/2015 às 19h43min

Artista quer popularizar cosplay em Leopoldina

Luciano Baía Meneghite
Algumas das caracterizações de Welington Carvalho

Harry Potter andando pelo centro de Leopoldina? Não era carnaval, nem qualquer outra festa a fantasia, o que fez com que tal personagem chamasse mais a atenção das pessoas. Algumas olhavam curiosas, outras achavam engraçado, como relata o web designer  Welington Carvalho, 27 anos que “encarnou” tal personagem. Ele é praticante de cosplay, contração das palavras em inglês costume (traje/fantasia) e play / roleplay (brincadeira, interpretação).   Um hobby que consiste em fantasiar-se de personagens de quadrinhos, jogos e desenhos animados, filmes, séries de TV ou livros.  

“Me interessei por cosplay há uns 4 anos atrás quando pesquisava por jogos e vi pessoas se caracterizando de personagens, veio então meu interesse. Pesquisei a respeito e descobri melhor do que se tratava. Quem confeccionou a primeira roupa foi minha mãe, a roupa do Luigi, irmão do Super Mário.” Disse Welington ao jornal Leopoldinense.

Desde o início da década de 80 fãs já se fantasiavam em convenções da série Jornada nas Estrelas, mas foi a partir da metade da década de 90 que o cosplay chegou com força maior ao Brasil, principalmente com a primeira convenção de animes do país, o Mangacon em 1996 . Realizado na cidade de São Paulo pela ABRADEMI - Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações.

 O costume comum em grandes capitais se depender de Welington, vai ser mais difundido em Leopoldina.

“A idéia é trazer uma parte dessa interatividade aqui para Leopoldina, atrair diversos jovens, produzindo um evento diferente para a cidade, nesse aspecto. Além de discutir sobre os filmes, personagens e fazer a caracterização, trazer produtos diversificados em relação ao evento, para que possam ser vendidos também durante o evento”. Diz ele. Welington afirma não conhecer outras pessoas que façam tais encenações em Leopoldina, mas está à procura de interessados.  

“Juntando a caracterização com a experiência no Photoshop e programas de edição de vídeo, seria divertido produzir pequenos filmes e com isso podendo atrair outras pessoas da região para a cidade. Fica a idéia em aberto.” Completa o artista.    

Algumas das encenações podem ser vistos em http://welingtonsc.blogspot.com/ e http://facebook.com/welingtoncarvalho


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »