17/04/2015 às 08h40min - Atualizada em 17/04/2015 às 08h40min

Professora do CEFET-MG lança em BH livro sobre Clubes dos Cutubas

Margareth Cordeiro Franklin integra o Departamento de Geografia e História (DGH) e de Linguagens e Tecnologias (DELTEC) do CEFET-MG

A professora doutora Margareth Cordeiro Franklin(c) em recente lançamento do livro.

Acontece neste sábado, 18 de abril, a partir das 9h30min, o lançamento do livro ‘Cutubas: clube de negros, território de bambas’, na Biblioteca Infanto-Juvenil da Prefeitura de Belo Horizonte. Fruto de projeto de pesquisa e extensão realizado em Leopoldina (MG), o livro foi coordenado pela professora doutora do CEFET-MG, Margareth Cordeiro Franklin.

A obra trata do Clube dos Cutubas, fundado em 1925 em Leopoldina. Espaço associativo, o clube foi primordial para reafirmar a identidade negra, estabelecer noções de pertencimento e de laços de solidariedade de classe, contribuindo para a assimilação de modelos estéticos e étnicos. Relatos de dirigentes, frequentadores e parceiros, além de documentos antigos do clube (as atas da diretoria), fotografias, jornais e outras fontes, compõem o livro.

Além do lançamento, haverá roda de conversa sobre os clubes sociais em Minas Gerais e a importância da preservação e da valorização dos espaços de sociabilidade e resistência da comunidade negra no Estado. Participam também representantes da Fundação Municipal de Cultura (PBH) e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG), além de diretores do Clube dos Cutubas, hoje com 90 anos, e do Clube Mundo Velho, de Sabará, com 120 anos.

CEFET-MG

A professora doutora Margareth Cordeiro Franklin integra o Departamento de Geografia e História (DGH) e de Linguagens e Tecnologias (DELTEC) do CEFET-MG, no Câmpus I, em Belo Horizonte. O projeto foi financiado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas (FAPEMIG).

Serviço

Lançamento do livro e roda de conversa
“Cutubas: clube de negros, território de bambas” – Professora Doutora Margareth Cordeiro Franklin
Biblioteca Infanto-Juvenil da Prefeitura de Belo Horizonte (Rua Carangola, 288, Santo Antônio, Belo Horizonte)
18 de abril – sábado
A partir das 9h30

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »