21/04/2015 às 10h11min - Atualizada em 21/04/2015 às 10h11min

Prefeitura inicia o trabalho de atendimento ao pequeno produtor rural em Leopoldina

Serviços vão compreendem orientação técnica, aração e gradeação na hora certa, para o sucesso do plantio e conseqüentemente da colheita.

Os tratores da prefeitura aram e gradeiam a terra.

Através de sua Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a EMATER e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável - CMDRS, a Prefeitura iniciou os trabalhos de assistência ao pequeno produtor rural da agricultura familiar. Além de promover palestras e reuniões técnicas através do CMDRS, que é composto por representantes de Associações Rurais e de entidades ligadas ao setor agropecuário do município, a Prefeitura desenvolve também um trabalho de orientação sobre a qualidade e as correções do solo, aração e gradiação.

Diversas comunidades rurais estão usando estes serviços, que vão de uma simples orientação técnica, a uma aração e  gradeação na hora certa, para o sucesso do plantio e conseqüentemente da colheita.

Atualmente o trator esta realizando estes serviços na comunidade da Estiva, para o produtor familiar Lélio Jose Coelho, que não escondeu sua satisfação em poder contar com este importante incentivo da Prefeitura. Para o agricultor familiar, este apoio ao pequeno produtor rural, ajudará a melhorar sua renda e ainda gerar a possibilidade de novos empregos.

"O apoio que o doutor Zé Roberto tem dado pra nós produtores, é muito importante até para a nossa sobrevivência no campo. As coisas estão muito difíceis. Estes serviços de aração e gradiação não ficam barato, e nem sempre seu esforço e seus investimentos, são o suficiente para garantir o  sucesso na colheita. Esta oportunidade traz benefícios e nos permite arriscar em novos plantios. O fortalecimento e a valorização da nossa classe dependem de ações como essas promovidas pela Prefeitura," explicou o produtor Lelio. Além do inhame e da abóbora, Lelio plantou quiabo e está preparando a terra para plantio de jiló.

Para o prefeito, incentivar a agricultura através do pequeno produtor familiar, é valorizar a sua importância no processo de inclusão dos alimentos da agricultura familiar na mesa de todos e com mais qualidade. “Comer bem não é comer muito. Comer bem significa comer diariamente, alimentos necessários ao desenvolvimento do físico e a manutenção da saúde. Por isso, é importante saber o que esta comendo e qual sua origem. A importância econômica e social da agricultura familiar em nosso município podem ser observados também na relação dos produtos que nos adquirimos para merenda escolar através da agricultura familiar," disse Dr. Jose Roberto.

O pequeno produtor rural familiar, vem conquistando seu importante espaço, tanto na economia local, como no dia a dia da cidade. Através da parceria com a EMATER, quinze famílias da agricultura familiar, estão oferecendo seus produtos na Feira do Produtor Rural, gerando cerca de 40 empregos diretos e um faturamento mensal de aproximadamente 35 mil reais. São produtos da agroindústria familiar, verduras, frutas, legumes e produtos de origem animal como: mel, ovos, queijos e etc.

O produtor familiar Lélio Jose Coelho, manifestou sua satisfação em poder contar com o  incentivo da Prefeitura.

 

Fonte: Prefeitura de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »