22/04/2015 às 10h02min - Atualizada em 22/04/2015 às 10h02min

Palestra na Coopleste abordará Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando

Fundada em dezembro de 2014, a Associação de Criadores de Girolando Sem Fronteiras vem ocupar uma lacuna na criação da raça Girolando em Leopoldina.

Foto oficial do grupo presente à fundação da Associação.

A Associação de Criadores de Girolando Sem Fronteiras promove nesta quinta-feira, 23 de abril, às 19h30min, no auditório da Cooperativa Agropecuária Região Leste de Minas Gerais, uma palestra com o médico-veterinário, Rodolfo Nogueira, Coordenador do Programa Pró-Fêmeas da Associação Brasileira de Criadores de Girolando (ABCG), tendo com o tema “Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando, Pró-Fêmeas e Pró-Genética”. O evento tem os apoios da LAC, Emater/MG, Coopleste, Sindicato Rural de Leopoldina e  ACIL.

A Associação

Fundada em dezembro de 2014, a Associação de Criadores de Girolando Sem Fronteiras vem ocupar uma lacuna na criação da raça Girolando em Leopoldina e municípios do leste/sul da Zona da Mata, podendo também atingir criadores dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

 

Na realidade, a ACGSF vem para ser o Núcleo do Girolando na região, agregando criadores em torno da melhoria genética da raça, participando ativamente da vida da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (ABCG), trazendo os programas de desenvolvimento genético, rebanho colaborador de testes de progênie, controle leiteiro, capacitação técnica aos criadores e feiras e leilões que busquem a valorização comercial do excelente rebanho existente em nossa região.

 

O Presidente da entidade, Paulo Cruz Martins Junqueira, manifesta a certeza de que “a ACGSF vem somar aos esforços das entidades já existentes, promovendo parcerias com a LAC, a Coopleste, com os núcleos existentes em Rio Pomba e Juiz de Fora, buscando aproximação com os parceiros da ABCG, com a Embrapa e a Emater/MG e trabalhando para fortalecer a comunicação entre os criadores, técnicos, poder público, empresas e colaboradores do setor.  Enfim, viemos para somar!”, exclama.

Para refrescar a memória

Criada em Leopoldina a Associação dos Criadores de Girolando Sem Fronteiras

Foi fundada na noite de terça-feira, 09 de dezembro de 2014, em Leopoldina, a Associação dos Criadores de Girolando 'Sem Fronteiras', visando agregar os criadores de gado da raça Girolando de Leopoldina, Volta Grande, Além Paraíba, Recreio, Argirita, Aventureiro, Palma e outras localidades regionais.

Na  reunião de fundação houve a aprovação do Estatuto Social, aprovação das taxas (admissão e manutenção) e eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Administrativo e Fiscal. Também houve a indicação e aprovação do Comitê Técnico Deliberativo, órgão formado, obrigatoriamente, por profissionais da Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Zootecnia.

O nome escolhido para a entidade  foi 'Sem Fronteiras", embora haja a necessidade, perante a Associação Brasileira de Criadores de Girolando, da indicação de uma área geográfica de atuação.

“Mas o espírito foi de termos uma união de criadores que não participam de outros Núcleos  como os que existem emJuiz de Fora, Rio Pomba”, exemplificou o presidente eleito, Paulo Cruz Martins Junqueira, também diretor da Chácara do Desengano S/A.

Compõem a Diretoria Executiva da entidade: Presidente: Paulo Cruz Martins Junqueira, Vice-Presidente: Fernando Reis Ferraz, Diretor Administrativo: Luiz Fernando Meirelles Barbosa e Diretor Tesoureiro: Luiz Cláudio Bastos de Moura.

O Conselho Administrativo e Fiscal ficou assim constituído: Titulares: José Eduardo Coelho Branco Junqueira Ferraz, Tulio Sertã Junqueira,  e Pedro Augusto Junqueira Ferraz. Os Suplentes são: Rodrigo Reis Ferraz, Eduardo Augusto de Souza e Sergio de Rezende Junqueira.

O Comitê Técnico Deliberativo ficou formado pelo Engenheiro Agrônomo, Hugo Bella Junqueira, pelo Médico Veterinário, Dr Vinícius França e pelo Médico Veterinário, Dr Marcio Moraes.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »