22/04/2015 às 10h43min - Atualizada em 22/04/2015 às 10h43min

Prefeitura de Cataguases quer reduzir a fila de espera para cirurgias pelo SUS

A Prefeitura de Cataguases começa, em breve, a destinar um valor mensal de R$ 11 mil do sistema municipal público de saúde aos pacientes para a realização de procedimentos cirúrgicos, bem como de consultas pré e pós-operatórias. A proposta foi elaborada por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o recurso deverá ser direcionado exclusivamente ao pagamento de médicos, anestesistas e auxiliares, porque as demais despesas decorrentes dos atos cirúrgicos serão custeadas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), como já acontece. 
 
De acordo com a coordenadora executiva da SMS, Bernadete Garcia, esse esforço do Município se faz necessário, já que existe uma fila de espera, em Cataguases, para mais de 200 cirurgias gerais, especialmente de vesícula e de hérnia de disco. O titular da Secretaria Municipal de Saúde, Geraldo Antonucci, destaca que os procedimentos cirúrgicos viabilizados por meio desse recurso próprio da Prefeitura vão priorizar os pacientes que têm casos mais agravados e os que estão aguardando por mais tempo. "O prefeito Cesinha Samor está sensibilizado com essa grande demanda e ciente da urgência em dar vazão a essa procura", ressalta o secretário.
 
A iniciativa terá interveniência do Hospital de Cataguases e os termos deverão ser formalizados através de contrato entre as partes. Conforme explica Bernadete, nos últimos anos, as cirurgias gratuitas aos pacientes, no Hospital de Cataguases, foram viabilizadas pelo "Pro-Hosp", programa do Governo do Estado responsável por destinar verbas para investimentos e benfeitorias em hospital. "Pelo ‘Pro-Hosp’, já foram atendidos, em média, sessenta pacientes no ano, mas a cota para este quadrimestre já está esgotada, o que também justifica o empenho da Administração Municipal em atender à população com recursos próprios", sublinha a coordenadora executiva.

Autor: Paulo Victor Rocha

Fonte: Jornal Cataguases


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »