04/05/2015 às 07h49min - Atualizada em 04/05/2015 às 07h49min

Roque Schettino morre de câncer em Muriaé

Velório ocorreu na Câmara de Vereadores e sepultamento às 17:00 horas, desta segunda-feira, no Cemitério N.S. do Carmo em Leopoldina

Roque Braz Macário Schettino

O líder espírita e ex-vereador Roque Braz Macário Schettino, faleceu na noite de domingo, 3 de abril, aos 76 anos de idade completados em fevereiro, no Hospital do Câncer da Fundação Cristiano Varella, na cidade de Muriaé onde ele já havia sito internado anteriormente reclamando de dores na coluna e falta de ar. O diagnóstico de câncer chocou sua família e amigos. Mesmo com a gravidade da doença ele chegou a receber alta hospitalar e permaneceu uns dias em sua residência, em Leopoldina, voltando a ser internado no feriado de 1º de Maio em Muriaé. Seu corpo foi  velado no plenário Serginho do Rock, da Câmara Municipal de Leopoldina, onde permaneceu até as 16:00, sendo sepultado às 17:00 horas no Cemitério Público Municipal Nossa Senhora do Carmo, em Leopoldina.

Roque Schettino nasceu em Leopoldina no dia 3 de fevereiro de 1939. Era casado com  Vanda Evangelista Schettino, com quem teve três filhos: Rovana Schettino Resende, Giovani Schettino e Giordana Schettino. Tinha seis netos.

Roque Macário Schettino foi vereador pelo PMDB sendo eleito pela última vez em 2004, quando obteve 806 votos. Nas últimas eleições municipais, em 2012, tentou novamente a vereança não obtendo êxito, alcançando 412 votos e ficando na suplência do Partido. Mesmo assim, ele era presença constante no plenário da Câmara assistindo as reuniões e ouvindo os debates entre os vereadores. Como parlamentar ele sempre se posicionou prioritariamente ao lado das causas sociais. Roque foi um defensor da criação da Guarda Municipal cujo projeto chegou a ser aprovado pela Câmara Municipal de Leopoldina e sancionado pelo prefeito José Roberto de Oliveira em um de seus mandatos anteriores, porém, ser ter nunca ter entrado em prática. Ele também sempre defendeu a recuperação do Centro Social Urbano cujo patrimônio pertence ao Estado de Minas Gerais.

 

Roque junto com o então prefeito Márcio Freire entrega títulos de propriedade aos moradores do Limoeiro.

Na área social, ao lado de esposa Wanda, ele foi o idealizador de uma das maiores obras assistenciais de Leopoldina com base na Fraternidade Espírita Cristã Seguidores de Jesus, atendendo uma das comunidades mais carentes da cidade, no bairro Limoeiro,  desde 1986 quando foi criada a Creche Anita Borela onde, em parceria com a Prefeitura de Leopoldina que fornece mão de obra educacional e ajuda da comunidade de Leopoldina, atende crianças até 6 anos de idade. Ele também teve participação ativa na criação da Comunidade Terapêutica Levanta de Novo, erguida em terreno de sua propriedade na zona rural de Tebas.

Reunião no plenário da Câmara Municipal de Leopoldina no início da década de 80 do século XX

Reunião no plenário da Câmara Municipal de Leopoldina, hoje auditório do CEFET. Entre os identificados:  Atrás à esquerda o secretário Antônio Sérgio Lima Freire “Serginho do Rock” conversa com o vereador Romero Nogueira (PMDB ). Ao  fundo, o ex-vereador Adávio Pires de Almeida e o chefe do Serviço de Pessoal da Prefeitura Luiz Otávio Meneghite. Sentados ao centro o vereador Roque Macário Braz Schettino (PMDB) e Sérgio Domingues França (PMDB).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »