11/05/2015 às 09h25min - Atualizada em 11/05/2015 às 09h25min

79.7% dos leitores aprovam estacionamento rotativo nas ruas do centro

Transformaram as ruas em vitrines de lojas de vendas de automóveis. É grande o número de carros que ficam estacionados o dia inteiro nas ruas do centro.

Luiz Otávio Meneghite
A maioria desses carros fica estacionado o dia inteiro.

Quem acompanha o Jornal Leopoldinense Online sabe que há tempos vimos reivindicando melhorias para o caótico trânsito de Leopoldina. Exercemos o direito e o dever de reivindicar em nome dos nossos milhares de leitores, também eleitores, usuários e contribuintes, que sejam introduzidas melhorias no trânsito da cidade, não só nas ruas centrais,  mas também em alguns bairros onde o movimento de carros e motos é grande, justificando uma ação mais presente das autoridades a quem compete o assunto.
 
Sabemos que a Polícia Militar tem pessoal treinado para fiscalizar o trânsito, mas às vezes  dá a impressão que eles são insuficientes, dado o enorme número de veículos estacionados de forma irregular nas ruas de Leopoldina, em locais onde sinalização existe, mas  nem sempre é obedecida. Observem as fotos que ilustram esta matéria e confirmem a afirmativa.

Além daquilo que todos nós conhecemos do dia a dia nas ruas centrais, a coisa está piorando com o passar do tempo sem que se tomem medidas para resolver o grave problema. Os abusos são tantos que assistimos diariamente a cenas que só podem ser atribuídas ao excesso de confiança na impunidade de alguns motoristas e motociclistas.

Quem passa nas ruas do centro tem que muito cuidado para não abalroar outro veículo. Vagas para estacionar corretamente, nem pensar. Muitos carros ficam estacionados o dia inteiro, dando a impressão que pertencem a alguns comerciantes ou aos seus funcionários.  Carros estacionados irregularmente por todas as ruas centrais e as pistas de rolamento lotadas. Quem volta para casa ileso pode agradecer a Deus. Tem sido assim todos os dias em horários de pico e aos sábados a coisa piora. Fica ainda pior para quem depende do transporte coletivo de passageiros porque os ônibus não conseguem passar e cumprem com atraso os itinerários. Passar com segurança no centro só aos domingos e feriados. Muitos motoristas e motociclistas encontram alternativa de fuga no deslocamento de pontos diferentes do centro cortando caminho pelo Alto Pirineus onde as principais vias de acesso são estreitas ou íngremes e o trânsito nelas começa a ficar perigoso e insuportável.
Nos dias de semana a certeza da impunidade por parte de alguns motoristas e motociclistas é tão grande que eles já não estão mais respeitando os semáforos e atravessam os cruzamentos com o sinal vermelho em total desrespeito às leis e aos pedestres.

Outro abuso que vem se repetindo nas ruas centrais é o excesso de carros estacionados com o anúncio de ‘Vende-se’. Transformaram as ruas em vitrines de lojas de vendas de automóveis. Os vendedores chegam pela manhã bem cedo e estacionam os veículos anunciados só voltando para retirá-los no final do dia, se não houver contato de interessados. Existem muitos motoristas e motociclistas que estacionam seus veículos em cima das faixas de pedestres, como mostra uma foto enviada pelo leitor Marcus Martins Bastos, que ilustra esta matéria.

Carro estacionado em cima da travessia de pedestres.

Assim, com o único objetivo de lembrar às nossas autoridades o problema sério que se tornou o trânsito de Leopoldina, colocamos durante a semana compreendida entre os dias 2 e 9 de maio, à disposição do leitor do Jornal Leopoldinense Online, uma enquete cujo resultado pode contribuir para a tomada de atitudes que visem não solucionar, mas melhorar o trânsito em Leopoldina.

A pergunta da enquete foi: O estacionamento rotativo resolverá o problema de fluxo de veículos no centro? 138 leitores responderam. Vejam o resultado:

 

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »