11/05/2015 às 10h14min - Atualizada em 11/05/2015 às 10h14min

Expedicionários leopoldinenses na 2ª Guerra são homenageados com placa no Bela Vista

Empresário local patrocinou placa que foi descerrada na sexta-feira, 8 de maio, às 18:00 horas

João Gabriel B. Meneghite
Antônio Augusto do Vale Neto, José Luiz Machado Rodrigues, Pedro Medeiros e Luiz Carlos.

No dia 8 de maio, sexta-feira, comemorou-se os 70 anos do final da Segunda Guerra Mundial. Em todo o Brasil aconteceram homenagens aos milhares de brasileiros convocados para atuarem no front e protegerem a costa brasileira, dentre os quais estavam 2947 mineiros e, destes, 34 leopoldinenses. Trinta e dois navios bombardeados na costa brasileira, os seus 1081 civis e militares mortos e os 457 brasileiros que perderam suas vidas nos campos da Itália.

Pensando nesta gente e no que fizeram pelo país, o empresário Antônio Augusto Vale Neto, proprietário da Rede Atlas de Drogarias, incluindo a tradicional farmácia na Avenida dos Expedicionários, resolveu prestar uma pequena homenagem aos 34 Expedicionários Leopoldinenses, identificados em pesquisa do acadêmico José Luiz Machado Rodrigues e mandou afixar no número 625 da Avenida dos Expedicionários, na esquina da rua José Aragon Pinheiro, uma placa comemorativa que foi descerrada às 18:00 horas, da sexta feira, 08 de maio.

Estiveram presentes na solenidade o senhor Pedro Medeiros, único ex-combatente de Leopoldina vivo,  que atuou pela FEB – Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial. Também esteve presente o historiador José Luiz Machado Rodrigues, autor de uma pesquisa que identifica os nomes dos Expedicionários na placa de homenagem. Representando o Exército Brasileiro, esteve presente o tenente Luiz Carlos, da 7ª DEL SM, além de filhos e parentes de ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, que se emocionaram com a homenagem.

O empresário Antônio Augusto do Vale Netto (Guto) comentou que a homenagem foi o ato de respeito e consideração com os nossos trintas e quatro conterrâneos que participaram daquela Guerra.

Os Expedicionários de Leopoldina

Constam da placa, em ordem alfabética, os nomes dos ex-combatentes: Adilon Machado, Aloísio Soares Fajardo, Antonio de Castro Medina, Antonio Nunes de Morais, Antônio Vargas Ferreira Filho, Aristides José da Silva, Celso Botelho Capdeville, Derneval Vargas, Eloi Ferreira da Silva Filho, Euber Geraldo de Queiroz, Expedito Ferraz, Felício Meneghite, Geraldo Gomes de Araújo Porto, Geraldo Rodrigues de Oliveira, Itamar José Tavares, Jair Vilela Ruback, João Esteves Furtado, João Vassali, João Venâncio Filho, João Zangirolani, José Ernesto, José Luiz Anzolin, Lair dos Reis Junqueira, Lourenço Nogueira, Mário Castório Fontes Britto, Moacir Jurandir Barbosa Rodrigues, Nelson Pinto de Almeida, Orlando Pereira Tavares, Oscar Nunes Cirino, Paulo Monteiro de Castro, Pedro Medeiros, Pedro Rezende de Andrade, Pedro Silva Santos e Wenceslau Werneck.
O resultado completo da pesquisa do acadêmico José Luiz Machado Rodrigues será publicado, em capítulos, a partir desta edição do jornal Leopoldinense, sempre na página 2, na coluna Trem de História.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »