11/05/2015 às 10h47min - Atualizada em 11/05/2015 às 10h47min

Vereador sai satisfeito de reunião com arquitetos sobre a Praça Félix Martins

Para Diego Sávio, a população já vem questionando há um bom tempo a atual situação da praça e cumprimentou os profissionais da cidade pelo trabalho.

João Gabriel B. Meneghite
Sarah Moraes, Rafael Valentim, Marcos Aurélio, Priscila Netto, Fernanda Crespo e Diego Sávio.

O vereador Diego Sávio esteve reunido no sábado, 9 de maio, com os arquitetos urbanistas que estão fazendo um trabalho voluntário de doação de um projeto arquitetônico de revitalização da Praça Felix Martins. O representante do Poder Legislativo saiu satisfeito da reunião, na qual lhe foram apresentados detalhes do projeto.

Para Diego Sávio, a população já vem questionando há um bom tempo a atual situação da praça e cumprimentou os profissionais da cidade pelo trabalho apresentado.

O arquiteto Marcos Aurélio comentou que todos os profissionais envolvidos no projeto já vêm dando demonstrações de abertura de diálogo com todos os setores da sociedade e elogiou a iniciativa do vereador Diego Sávio em buscar informações sobre o projeto. Marcos comentou ainda que está sendo realizado um levantamento do material a ser gasto na obra. A expectativa é que a lista de materiais seja encaminhada à Prefeitura, que posteriormente fará um levantamento financeiro para execução da obra.

Entenda um pouco sobre o Projeto de Revitalização da Praça Felix Martins

O movimento iniciou no final de 2014, quando foram agendados encontros para debater sobre o tema, com espaço aberto a participação de todos os profissionais da cidade, bem como historiadores e entusiastas da Praça Felix Martins. Desde o princípio, o prefeito José Roberto de Oliveira vem mantendo contato com esse grupo de profissionais.

Várias reuniões foram agendadas para discussão, pesquisas e debates, tentando entender diversas questões históricas, a identidade da praça, bem como a sua representatividade para a população. Também foram realizadas pesquisas de campo, observando o seu uso cotidiano e potencialidades para implantação de novas funcionalidades com objetivo adequar a praça aos tempos atuais, respeitando o seu patrimônio cultural, suas peculiaridades, fauna e flora, criando um mínimo de impacto.

O anteprojeto foi apresentado no dia 18 de março ao prefeito de Leopoldina José Roberto de Oliveira, que saiu satisfeito da reunião com os arquitetos urbanistas e vislumbra a participação desses profissionais em outros projetos voluntários na cidade.

Movimento dos arquitetos urbanistas é inovador

Segundo Marcos Aurélio de Souza, o movimento formado pelos arquitetos de Leopoldina é inovador e está ganhando repercussão em toda região, em virtude de ser um movimento de cidadania, apolítico, com benefícios para a coletividade e com participação de vários profissionais.

Quem está desenvolvendo o projeto?

O Projeto Executivo de Revitalização da Praça Felix Martins está sendo desenvolvido por Cláudia Bonin, que executa a parte de paisagismo; Deize Sales, que cuida da parte de identidade histórica; Marcos Aurélio  Souza, que faz o desenho técnico; Priscila Netto, que trata da parte de mobiliário urbano e acessibilidade; Rafael Valentim, que faz a parte de representação visual/gráfica e Sarah Moraes, que cuida da parte de iluminação. A design de interiores Fernanda Crespo fará o levantamento do material a ser gasto na obra.

Modificações na praça

Dentre as principais modificações da praça consta o rebaixamento imediato dos canteiros, mediante análise das árvores existentes a ser realizada por um profissional especializado. A marcação de trajetos e caminhos através de alamedas, de maneira a ampliar os caminhos e acessos principais, tornando a praça mais convidativa é também uma das propostas principais do projeto, que prevê ainda a demarcação de pisos em áreas de interesse histórico, de maneira a propiciar a aprendizagem de alunos de escolas públicas, bem como a população.

A revitalização da concha acústica, monumento modernista, está na programação do projeto, que também pretende criar espaços para maior visibilidade do painel de Funchal Garcia.  Outros detalhes de revitalização, reestruturação e criação de novos espaços como os de caminhada, parque, jogos e eventos poderão ser apresentados à população brevemente.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »