15/05/2015 às 09h01min - Atualizada em 15/05/2015 às 09h01min

Árvores urbanas já estão precisando de poda, diz leitora

Rua José Peres junto à Praça Felix Martins.

A leitora identificada pelas iniciais M.G.P.S. envia e-mail à redação para lembrar que já está passando da época apropriada para a poda dos oitizeiros que enfeitam as ruas de Leopoldina. Diz ela em sua mensagem: “Todo ano é a mesma correria, a prefeitura começa a podar as árvores com atraso e depois ultrapassa o período recomendado para realizar o serviço que é de abril a agosto, quando as árvores estão em estado de dormência. Depois disso vem a primavera, a choca dos pássaros e ai os podadores começam a derrubada dos ninhos com filhotes interrompendo o ciclo da vida. Nunca é demais lembrar que os pássaros se alimentam dos insetos exercendo um controle natural sobre esses bichinhos”, diz com propriedade a leitora.

Nota da Redação: Quando deve começar a poda das árvores urbanas?

A poda deve ser realizada por uma empresa ou pessoa especializada e a melhor época para fazer a poda, é em períodos mais secos, de abril a agosto.  A poda feita no período chuvoso pode contribuir para que a árvore, com a exposição do corte, possa ser contaminada com fungos e bactérias resultando no seu apodrecimento. O cupim aproveita os galhos previamente apodrecidos pelos fungos para se alojar nas árvores.

No verão, quando as temperaturas se elevam é que sentimos o valor e a importância de uma árvore, pois as suas sombras amenizam a temperatura. O  oitizeiro,  árvore que predomina na arborização urbana de Leopoldina, é uma espécie fornecedora de ótima sombra, devido a sua copa frondosa, com folhagem compacta que varia do amarelo ao verde intenso, possuindo por isso, elevado valor ornamental. Possui madeira de boa durabilidade, e por isso é perfeita para o plantio em praças avenidas e jardins, além de ser recomendada para reflorestamento misto de áreas degradadas. Existe uma recomendação de não deixar o oitizeiro com copa alta, podando-a com altura de 3 a 3.5 metros de altura. A primeira poda deve ser feita de forma educativa para evitar o seu crescimento desordenado e os possíveis transtornos futuros.

Apesar de suas vantagens, o oitizeiro é uma árvore de muitos galhos, muitas folhas o que proporciona uma cidade que se suja facilmente, o que exige varrição diária e contribui também para o entupimento de galerias de águas pluviais, além do perigo de arrebentamento de cabos e fios elétricos que sua copa oferece.





 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »