20/05/2015 às 18h55min - Atualizada em 20/05/2015 às 18h55min

Janine: Brasil reduziu para 1% número de crianças na extrema pobreza

Em discurso no Fórum Mundial de Educação, na Coreia do Sul, ministro ressalta importância da integração entre políticas sociais e investimentos na educação e compartilha experiência brasileira

Janine Ribeiro, ao lado do vice primeiro-ministro da Coreia do Sul e ministro da Educação, Woo Yea Hwang, durante Fórum Mundial de Educação. (Paula Filizola/MEC)

“Quando eu considero as mudanças ocorridas no Brasil nos últimos quinze anos, dou-me conta do quanto nós alcançamos”. A reflexão é  do ministro da Educação, Janine Ribeiro, durante a sessão plenária do Fórum Mundial de Educação, em Incheon, Coreia do Sul.

O fórum, com início na terça-feira (19) e duração de três dias, é promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Para autoridades e representantes de governo de 180 países, Janine afirmou que foi a integração de políticas sociais e educacionais que permitiu ao Brasil reduzir de 10% para 1% o número de crianças com até 15 anos que vivem na extrema pobreza. O ministro citou o êxito de programas modelo como o Bolsa Família e o Brasil sem Miséria.

“Com boa vontade, criatividade e coragem, é possível fazer muito mais em menos tempo. Em apenas dois anos, com o "Brasil sem Miséria", nós reduzimos o número de crianças e jovens vivendo em extrema pobreza de 6% para 1%”, apontou Janine.

De acordo com o ministro, os programas sociais do País não devem ser encarados como despesa. “Regar uma planta, dedicando a ela não apenas água, mas também nosso cuidado e atenção, nunca é uma despesa”, observou. “Nós sabemos que esta planta crescerá e nos concederá bons frutos. Eu acredito que é possível olhar para estes programas sociais como investimentos sob diversos significados”.

O ministro reafirmou o compromisso do governo federal de estimular o desenvolvimento do País pela educação. “Criamos escolas de tempo integral, criamos novos currículos, construímos escolas e ginásios. Nós não ficamos esperando por estas famílias. Em verdade, nós ativamente procuramos por elas”, afirmou Janine, referindo ao trabalho de mapeamento do governo para localizar a parcela de famílias cujos filhos ainda estão fora da escola.

No fórum,  que será encerrado na quinta-feira (19), Janine integrará os grupos de debate A Educação Superior: Preparando Jovens e Adultos para o Trabalho e o Aprendizado Durante a VidaTransformando Sistemas de Educação por meio de Parcerias e Como a Educação Contribui para o Desenvolvimento Sustentável.

Após a abertura, o ministro reuniu-se com o vice primeiro-ministro da Coreia do Sul e ministro da Educação, Woo Yea Hwang. Janine também fará visitas a escolas, universidades e institutos deverá reunir-se com o ministro da Educação do Peru, Jaime Saavedra.

Fonte:

Portal Brasil com informações do Ministério da Educação


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »