23/05/2015 às 17h05min - Atualizada em 23/05/2015 às 17h05min

FHC critica corte: Governo pagando seus pecados

Brasil 247
FH:

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse neste sábado (23) que o corte de R$ 69,9 bilhões no orçamento do Executivo é decorrente de uma má gestão do governo da presidente Dilma Rousseff. Para ele, o governo "está pagando seus pecados" ao reduzir recursos em diversas áreas da Esplanada –como Cidades, Saúde e Educação.

"O Brasil foi tão mal governado nos últimos anos que o corte é consequência disso. A situação fiscal é de tal maneira difícil e foi consequência de erros dos governos que agora esse próprio governo está pagando seus pecados", afirmou ele após participar de palestra em centro universitário de Brasília.

O tucano disse ainda que os cortes no Orçamento são cono uma "operação sem anestesia". "Quando você faz uma contenção fiscal, você tem que explicar ao país o que vem depois. Pra que você faz? Qual é a esperança, o horizonte? E só estamos vendo nuvem negra. Aí as pessoas ficam irritadas, não aceitam", afirmou. 

"Não adianta ter só o rumo, tem que ter o rumo e dosagem. Se você aperta o acelerador quando tem que frear, arrebenta mais adiante. Fizemos isso várias vezes em nossa história e não aprendemos. Espero que agora tenhamos aprendido. Há momentos em que não dá para continuar. Freia, espera, pra retomar mais adiante", afirmou.

O ex-presidente fez uma crítica indireta à presidente Dilma ao apontar que hoje há uma carência de liderança no país.

"Para fazer qualquer coisa, precisa de liderança. Ninguém muda nada sem liderança e o Congresso percebe isso logo, quem lidera e quem não lidera. E quando o presidente não lidera, o Congresso ocupa espaço", disse.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »