27/05/2015 às 14h14min - Atualizada em 27/05/2015 às 14h14min

Leopoldina promoveu sua IV Conferência dos direitos do Idoso

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizou na sexta-feira, dia 22 de maio, no Salão Nobre da Associação Comercial de Leopoldina – ACIL à IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, onde foi abordada a temática Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por Um Brasil de Todas as Idades.

Esta conferência teve como objetivo mobilizar e desenvolver uma reflexão com a sociedade e o poder público sobre como construir uma Política da Pessoa Idosa consistente e que atenda as demandas, necessidades e potencialidades dos idosos, compreendendo quais são os serviços que dão certo e propiciam a dignidade, empoderamento e protagonismo da pessoa idosa e quais serviços precisam ser reformulados, pautados numa política para a pessoa idosa, condizente com suas necessidades e aspirações de vida.

Foram ministradas palestras informando sobre o Centro Mais Vida e o Plano de Cuidados, realizada pela palestrante Alline Antunes Macêdo – Assistente Social do Centro Mais Vida de Juiz de Fora. Em seguida, foram apresentados os Eixos I e II, que se referem a Gestão e Financiamento, palestras ministradas por Maria do Carmo Brandão Vargas Vilas – Secretária Municipal de Assistência Social e Lucia Helena Fernandes Gama – Secretária Municipal de Saúde. O Eixo III referente a Participação, foi explicado por Paulo Roberto Rocha – Presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A última palestra do evento ministrada pelo professor e Dr. João Fernando Vieira da Silva - Advogado, Coordenador e Professor do Curso de Direito das Faculdades Unificadas de Leopoldina- rede Doctum - unidades Leopoldina e Juiz de Fora abordaram o Eixo IV que se refere ao Sistema de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e Participação Popular – “Idoso e Acesso à Justiça”. Ocorreu também a apresentação cultural do grupo da terceira idade e a aprovação do regimento interno. A IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa foi encerrada com a Plenária Final, onde foram aprovadas as propostas para serem levadas à Conferência Estadual que será realizada.

Enviado pela Secretaria Municipal de Assistência Social


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »