28/05/2015 às 11h11min - Atualizada em 28/05/2015 às 11h11min

Leopoldina apresenta seu Plano Municipal de Educação

O plano busca a integração de objetivos, metas e diretrizes, articulando ações que possibilitem sua implementação ao longo dos dez anos de sua vigência (2015 a 2024).

Autoridades durante o Hino Nacional

A Secretaria Municipal de Educação, apresentou no  dia 19 de maio, o Plano Municipal de Educação do Município de Leopoldina. A reunião aconteceu nas dependências da Escola Municipal Botelho Reis, e contou com a presença de vários representantes da sociedade educacional do município. Foram dezenas de educadores e membros do setor de educação, tanto municipal, estadual e federal,  quanto particular, que lotaram o pátio da escola Botelho Reis.

O plano decenal é apresentado de dez em dez anos, como bem sugere o nome, e busca a integração de objetivos, metas e diretrizes, articulando ações que possibilitem sua implementação ao longo dos dez anos de sua vigência (2015 a 2024).

Para este fim, foi constituída a Comissão de elaboração do Plano Municipal de Educação do Município de Leopoldina - Minas Gerais, formada por diversos segmentos da comunidade leopoldinense. No decorrer dos últimos meses, intenso foi o trabalho:

1. Capacitação da Equipe Técnica Pedagógica;

2. Formação da comissão responsável pela adequação do Plano Municipal de Educação – PME-2015/2024;

3. Sensibilização da comunidade para o compromisso e envolvimento com a adequação do PME-2015/2024;

4. Elaboração do diagnóstico educacional atual do município;

5. Definição dos mecanismos de acompanhamento e avaliação do PME-2015/2024;

6. Adequação e implementação do PME-2006/2015, após uma longa discussão e análise sobre a realidade atual e a que se deseja;

7. Debate sobre a versão preliminar do PME-2015/2024 com a comunidade, através da realização de Audiência Pública, realizada no dia 19/05 na Escola Botelho Reis.

8. Incorporação das sugestões recebidas;

9. Redação final do PME-2015/2024;

10. Encaminhamento do Projeto de Lei junto à Câmara Municipal de Leopoldina;

11. Acompanhamento dos trabalhos do Legislativo municipal;

12. Aprovação e divulgação em âmbito Municipal;

13. Distribuição do material impresso em âmbito Municipal.

Além da Comissão Organizadora, de toda a Base Legal e de colaboradores voluntários, muitos foram os envolvidos na elaboração desse plano.Em cumprimento a todas as determinações legais, Leopoldina iniciou o trabalho de adequação/construção do seu Plano Municipal de Educação PME-2015/2024 em maio de 2014 que se desenvolveu até janeiro de 2015, com a participação de toda a comissão composta pela Portaria Nº 86 de Maio de 2014.

Resultante de um processo democrático de construção, o PME-2015/2024, que ora apresentamos e entregamos à sociedade, será o documento orientador de todas as Políticas de Educação do Município. A partir dele, amplia-se, no município, um “Círculo de Cultura”, ou seja, um amplo espaço de discussão e decisão de compromissos e ações necessárias ao desenvolvimento da educação da cidade. Assim, procurando pensar, pesquisar, agir e trabalhar em rede, entendendo “a educação como direito de todos e dever do Estado e da família, promovida e incentivada com a colaboração da sociedade”.

Por fim, é fundamental esclarecer que este não é um plano para um Sistema Municipal de Educação ou para esta gestão, mas um plano de longo prazo para a Educação do Município. Coerente e cooperativamente integrado e articulado aos Planos Nacional e Estadual.

Assim, temos um plano conciso, democrático, coletivo, legal e com plenas condições de orientar os próximos gestores educacionais a dar sequência no trabalho implementado, onde o aluno é o centro do processo e sua permanência com sucesso na escola seja o foco.

Como contou o poeta “sonho que se sonha só, é só sonho, sonho que se sonha junto é realidade”. O PME nos desafia a assumir este compromisso com Leopoldina: sonharmos juntos e trabalharmos para que, no final da década, todos os sonhos sonhados estejam concretizados, abrindo novos espaços para novos sonhos inspirarem nossa alma de educadores e cidadãos.

O Plano Municipal de Educação do Município de Leopoldina - Minas Gerais (2015 a 2024) constitui-se em um documento-referência da Política Educacional assumida pelo Município para todos os níveis e modalidades de ensino das diferentes esferas administrativas, em busca de um atendimento qualitativo de todas as demandas locais.

Apresenta, também, questões de gestão e financiamento e de formação e valorização do magistério da Educação Básica e, no último capítulo, propõe formas para o seu acompanhamento e avaliação.

Sabe-se, entretanto, que o cumprimento das metas nele estabelecidas dependerá não apenas da colaboração entre as instâncias do poder público: União, Estado e Município – mas, sobretudo, da capacidade de mobilização da sociedade leopoldinense em busca do atendimento das suas necessidades e expectativas.

Em função disso, no momento em que, como agentes públicos, o entregamos à sociedade leopoldinense, conclamamos a cada munícipe a se assumir como seu signatário, tornando-se responsável por fiscalizar a sua execução, para que nosso Município continue sendo exemplo de uma educação de qualidade.

Assim o Plano Municipal de Educação do Município de Leopoldina - Minas Gerais representa a possibilidade de articulação de toda a sociedade para atingir um objetivo comum, nesses dez anos de sua vigência (2015 a 2024): UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE EM TODOS OS NÍVEIS E ACESSÍVEL A TODA POPULAÇÃO.

Enviada pela Secretaria de Educação


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »