29/05/2015 às 10h43min - Atualizada em 29/05/2015 às 10h43min

Feriadão de Corpus Christi paralisa cidades e lota as estradas por 4 dias

Pontos facultativos criam folgas que não constam do calendário oficial.

Luiz Otávio Meneghite
Corpus Christi e uma expressão latina que significa ‘Corpo de Cristo’

No próximo dia 4 de junho, a Igreja Católica comemora uma festa que é sempre realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, o  Corpus Christi, uma expressão latina que significa ‘Corpo de Cristo’. As procissões pelas ruas são tradições e são organizadas todos os anos pelas igrejas.

O oportunismo dos ‘pontos facultativos’

A celebração foi instituída pelo Papa Urbano IV em 11 de agosto de 1264. De lá para cá, principalmente no Brasil, foi criada outra instituição em torno da celebração: o ‘feriadão de Corpus Christi’ que é explorado como desculpa para paralisar a maioria das  cidades por 4 dias, com a decretação de ‘pontos facultativos’ em repartições municipais em todos os entes da federação. Existem exceções como a Polícia Rodoviária Federal que em ocasiões como essa chega a cancelar folgas de seus integrantes para realizar ‘Operações’ especiais. Aqui em Leopoldina todas as repartições públicas municipais, estaduais e federais vão ‘respeitar o feriadão’ a partir de quinta-feira com ponto facultativo na sexta-feira. Até mesmo a Polícia funcionará em regime de plantão. Uma curiosidade nos atos oficiais que instituem os pontos facultativos é a expressão utilizada em quase todos os eles: “Nesses dias permanecerão em funcionamento apenas os serviços considerados essenciais”. Então, cabe a pergunta: Não seriam os demais serviços essenciais ou dispensáveis? É hora de rever a redação desse tipo de ato oficial.

A prática, antes restrita às repartições públicas, começa a contaminar as empresas privadas e autárquicas, e já é comum serem vistos avisos em portas de lojas e oficinas, por exemplo, anunciando a volta ao trabalho somente na segunda-feira seguinte. Ou seja, o feriado de Corpus Christi cai numa quinta-feira e emenda-se com a sexta, sábado e domingo e está criado mais um feriadão. Funcionarão os pontos comerciais que vendem alimentos, a feira de artesanato, a feira do produtor, os bares, botecos e farmácias. No período a atividade turística é estimulada numa via de mão dupla, pois na mesma proporção em que alguns aproveitam os 4 dias de folga para saírem da cidade em busca do lazer nas praias ou no campo muitas pessoas saem da cidade grande e vem visitar os parentes no interior.

Origem de Corpus Christi

Conta a história, que existia um sacerdote chamado Pedro de Praga, que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido da dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando seu corpo, os sangüíneos e as toalhas do altar sem no entanto manchar as mãos do sacerdote, pois, a parte da hóstia que estava entre seus dedos, conservou as mesmas características.

Aprenda sobre o significado e história de Corpus Christi

A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a bula Transiturus de hocmundo de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado.

Por solicitação do papa Urbano IV, que, na época, governava a Igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264, o papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus de hoc mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.

Para um maior esplendor da solenidade, desejava Urbano IV um Ofício para ser cantado durante a celebração. O Ofício escolhido foi composto por São Tomás de Aquino, cujo título era Lauda Sion (Louva Sião). Este cântico permanece até a atualidade nas celebrações de Corpus Christi. A festa de Corpus Christi foi decretada em 1269.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o meu corpo... isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim". SegundoSanto Agostinho, é um memorial de imenso benefício para os fiéis, deixado nas formas visíveis do pão e do vinho. Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.

Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa, podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »