29/05/2015 às 14h31min - Atualizada em 29/05/2015 às 14h31min

1ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Leopoldina

A Palestra Magna foi proferida pela Sra. Maria Emília Lisboa Pacheco, Presidente do CONSEA- Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Maria Emília Lisboa Pacheco(E), Presidente do CONSEA- Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Com o tema ‘Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar’, foi realizada no dia 27 de maio, de 12:00 às 18:00 horas, no salão nobre da Associação Comercial,  Industrial, Agropecuária e Serviços de Leopoldina, por iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Leopoldina,com grande participação da população leopoldinense. 

Estiveram presentes: representantes governamentais, de organizações da sociedade civil, do Legislativo, de profissionais de indústrias alimentícias, de comércio de alimentos, produtores rurais, sendo ainda enriquecida pelos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (COMSEA), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e Conselho Municipal de Assistência Social. 

Durante a Conferência, foram apresentadas algumas iniciativas já implementadas no município pela Prefeitura, como o programa da alimentação escolar, a feirinha do produtor que é realizada às quartas-feiras e aos sábados no centro da cidade, o programa de aquisição de alimentos, o acompanhamento das famílias do Programa Bolsa Família, além da participação de entidades privadas, que muito contribuem para o enfrentamento da fome e da desnutrição.   

 

 

A Palestra Magna foi proferida pela leopoldinense Maria Emília Lisboa Pacheco, Presidente do CONSEA- Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, promovendo maiores esclarecimentos quanto ao acesso e à oferta da alimentação adequada à nossa população, bem como a necessidade de se promover maior atenção às ações já existentes, aprimorando-as e consolidando-as em um sistema municipal capaz de consolidar a construção de uma política voltada para a segurança alimentar e nutricional mais efetiva. Ficou claro entre as abordagens do evento que esta política somente terá efetividade se construída e elaborada com a participação de diversos setores de nossa sociedade.  

 

A conferência teve por objetivo, identificar os avanços e obstáculos para a efetivação do direito humano a alimentação adequada, ficando o compromisso para que todos possam fortalecer  este sistema, no sentido de consolidar e ampliar o direito de todos à alimentação saudável e adequada, fortalecimento deste sistema no sentido de consolidar e ampliar o direito de todos à alimentação saudável e adequada e participarem do enfrentamento da fome e outras manifestações de insegurança alimentar e nutricional que estão relacionadas aos nossos hábitos.

Neste sentido, as propostas versaram sobre a garantia de mudança de comportamento de todos, bem como da garantia do acesso a água e alimentos com quantidade suficiente, e da produção e cultivo livre de agrotóxicos e de transgênicos. 

Durante toda a tarde, ocorreu uma discussão entre os participantes onde foi avaliado o desempenho das ações já existentes, tendo sido apresentado prioridades, que foram ordenadas com a apresentação de propostas, que serão apresentadas para o executivo municipal, estadual e federal.

Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social de Leopoldina com fotos de Kalon Moraes


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »