31/05/2015 às 17h13min - Atualizada em 31/05/2015 às 17h13min

Você doaria órgãos do seu corpo para serem transplantados após sua morte?

Luiz Otávio Meneghite
Jean Batista Soares Saldanha, 40 anos, faleceu em 25 de fevereiro deste ano.

A enquete que submetemos à votação dos nossos leitores no período de 22 a 29 de maio foi motivada pelo leitor João Batista Saldanha, leopoldinense, ex-jogador de futebol  em Leopoldina e em Conselheiro Lafaiete, cidade onde foi funcionário da Rede Ferroviária Federal, até se aposentar, voltando a residir em sua terra natal onde tem muitos amigos.

Durante minha caminhada matinal diária, encontrei-o e recebi a triste notícia da morte de seu filho, Jean Batista Soares Saldanha, na tenra idade de 40 anos, em 25 de fevereiro deste ano, vítima de aneurisma cerebral, no hospital Monte Sinai, em Juiz de Fora. Sua morte repentina chocou todos os seus familiares e amigos de Leopoldina, onde residia e trabalhava, principalmente seus pais: Batista e Élcia,  a jovem viúva Tânia Mara e sua filha Jenifer, de apenas 12 anos, a qual ele levava e buscava na escola  Luiz Salgado Lima todos os dias, passando pela porta da redação do jornal Leopoldinense.

A notícia me chocou muito e também emocionou, mais ainda quando ele contou que, ainda em Juiz de Fora, o irmão de Jean, Jonathan, em nome dos familiares, autorizou a doação de órgãos à Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos MG Transplantes Regional Zona da Mata, que funciona junto à Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora. Todos os órgãos de Jean foram aproveitados e ajudaram a salvar 8 vidas.

Alguns dias depois, mais precisamente no dia 5 de março, a família de Jean recebeu uma correspondência assinada pela psicóloga Fernanda Rodrigues, da CNCDO MG Transplantes – Regional Zona da Mata, que com a devida autorização da família reproduzimos a seguir:

Prezado Jonathan e familiares

“A equipe da Central de Transplantes – Regional Zona da Mata, em nome de todas as pessoas beneficiadas com a doação de múltiplos órgãos, vem agradecer pelo ato de amor e de solidariedade da família de Jean Batista Soares Saldanha. Neste momento tão difícil vocês foram capazes de demonstrar grandeza de sentimento, pois com esse gesto puderam ajudar pessoas que necessitam de um transplante para continuar vivendo com melhores condições de saúde. Atitudes  desprendidas e de imenso amor como a de vocês é que fazem nosso mundo melhor e nos motiva a prosseguir com o nosso trabalho. Muito Obrigada. Fernanda Rodrigues”.

Infelizmente, gestos como o dos familiares de Jean ainda são raros, pelo menos publicamente. Por isso, resolvemos fazer a enquete cujo resultado foi muito agradável, na medida em que revela que existe muita solidariedade no mundo. Pelo menos, o resultado apurado é bastante motivador e nos conforta saber que a maioria dos leitores que votaram na enquete doaria seus órgãos.

Importante agora é tornar oficial tal vontade para que o exemplo dos familiares de Jean se multiplique e milhares de vidas possam ser salvas. Creio que os governos deveriam tornar públicas formas mais fáceis, possíveis para os familiares de pessoas como o Jean possam praticar esse gesto de generosidade humana. Vejam o resultado da enquete:

Você doaria órgãos do seu corpo para serem transplantados após sua morte?

Total votos: 110

http://static.hsw.com.br/gif/doacao-e-transplante-de-orgaos-1.gif

http://static.hsw.com.br/gif/doacao-e-transplante-de-orgaos-1.gif


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »