06/06/2015 às 15h25min - Atualizada em 10/06/2015 às 15h25min

Patrimônio e Memória Leopoldinense é tema de concurso literário promovido pela ALLA

Os interessados poderão participar nas categorias: poesia, conto, crônica e cartum.

Você reconhece este monumento? Qual a sua relação com este patrimônio leopoldinense?

A Academia Leopoldinense de Letras e Artes vai promover o II Concurso Literário da ALLA, adotando como tema este ano: ‘Patrimônio e Memória Leopoldinense’, tendo como modalidades os estudantes do ensino fundamental I e II, do ensino médio, do ensino superior e o público em geral. Os interessados poderão participar nas categorias: poesia, conto, crônica e cartum.

As inscrições ficarão abertas de 15 de junho a 3 de julho e o resultado será divulgado no dia 21 de agosto, às 19h30min, no Museu Espaço dos Anjos. A escola com o maior número de alunos participantes será homenageada na cerimônia de premiação. Os textos classificados em 2º e 3º lugares em cada modalidade e categoria receberão certificados de participação no Concurso.

Para os alunos do ensino fundamental I e II as inscrições poderão ser feitas na própria escola que selecionará até 10 textos por categoria. Para os demais, os trabalhos deverão ser entregues durante o período de inscrição, em três vias, em envelope lacrado, na Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho, de segunda a sexta-feira, no horário de 08:00 às 16:00 horas.

As regras do concurso

Os contos e crônicas terão que ser inéditos com o mínimo de 25 e o máximo de 80 linhas. Já as poesias poderão ter o máximo de 2 páginas nas fontes Arial ou Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 em folha A4 com as margens esquerda e superior com 3 cm e direita e inferior de 2 cm. O cartum só poderá ser apresentado em 1 página.

Os concorrentes deverão identificar na folha do texto o pseudônimo, modalidade e categoria, identificando no envelope o nome do autor, pseudônimo, nome da escola, modalidade, categoria, endereço completo, telefone e e-mail para contato. Os concorrentes deverão utilizar pseudônimo inédito, ou seja, que não tenha sido utilizado em outros concursos ou publicações.

Conheça as categorias

Cartum: Desenho caricatural que apresenta uma situação humorística, utilizando ou não legendas.

Conto: Narrativa pouco extensa, concisa, e que contém unidade dramática, concentrando-se a ação num único ponto de interesse.

Crônica: Narração histórica, ou registro de fatos comuns, feitos por ordem cronológica; texto jornalístico redigido de forma livre e pessoal, e que tem como temas fatos ou idéias da atualidade, de teor artístico, político, esportivo ou simplesmente relativos à vida cotidiana.

Poesia: Composição poética de pequena extensão;aquilo que desperta o sentimento do belo.

As dúvidas podem ser dirigidas para o e-mail: [email protected]

Fonte de informações: www.academialeopoldinense.net

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »