13/06/2015 às 11h48min - Atualizada em 13/06/2015 às 11h56min

1º Evento de Cosplay em Leopoldina será dia 28 de junho

O costume comum em grandes capitais se depender de Welington, vai ser mais difundido em Leopoldina.

Algumas das caracterizações de Welington Carvalho.

Será realizado dia 28 de junho, o 1º Evento de Cosplay em Leopoldina. A festa ocorrerá na Academia de Capoeira Cobrinha do Mestre Dimas, localizada na rua Professor José Lintz,22 (próximo à Medclin). Haverá  concurso de melhor cosplay com premiação.Além disso,  o Animokê (karaokê com músicas de anime), RPG, Card Games (Jogos de Cartas), campeonato de Yu-Gi-Oh, exibição de Swordplay. O Evento  é familiar, para todas as idades. Não terá bebida alcoólica.  Os organizadores convidam a todos para se fantasiar e interagir com seu personagem, desenho, filme favorito. Haverá Stands também.A entrada é R$5,00 (na hora). O Evento será de 13h às 18h.

 Artista quer popularizar cosplay em Leopoldina

Luciano Baía Meneghite

Harry Potter andando pelo centro de Leopoldina? Não era carnaval, nem qualquer outra festa a fantasia, o que fez com que tal personagem chamasse mais a atenção das pessoas. Algumas olhavam curiosas, outras achavam engraçado, como relata o web designer  Welington Carvalho, 27 anos que “encarnou” tal personagem. Ele é praticante de cosplay, contração das palavras em inglês costume (traje/fantasia) e play / roleplay (brincadeira, interpretação).   Um hobby que consiste em fantasiar-se de personagens de quadrinhos, jogos e desenhos animados, filmes, séries de TV ou livros.  

“Me interessei por cosplay há uns 4 anos atrás quando pesquisava por jogos e vi pessoas se caracterizando de personagens, veio então meu interesse. Pesquisei a respeito e descobri melhor do que se tratava. Quem confeccionou a primeira roupa foi minha mãe, a roupa do Luigi, irmão do Super Mário.” Disse Welington ao jornal Leopoldinense.

Desde o início da década de 80 fãs já se fantasiavam em convenções da série Jornada nas Estrelas, mas foi a partir da metade da década de 90 que o cosplay chegou com força maior ao Brasil, principalmente com a primeira convenção de animes do país, o Mangacon em 1996 . Realizado na cidade de São Paulo pela ABRADEMI - Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações.

 O costume comum em grandes capitais se depender de Welington, vai ser mais difundido em Leopoldina.

“A idéia é trazer uma parte dessa interatividade aqui para Leopoldina, atrair diversos jovens, produzindo um evento diferente para a cidade, nesse aspecto. Além de discutir sobre os filmes, personagens e fazer a caracterização, trazer produtos diversificados em relação ao evento, para que possam ser vendidos também durante o evento”. Diz ele. Welington afirma não conhecer outras pessoas que façam tais encenações em Leopoldina, mas está à procura de interessados.  


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »