15/06/2015 às 20h56min - Atualizada em 15/06/2015 às 20h56min

Polo Zona da Mata do Parlamento Jovem recebe visita técnica

Encontro visa a acompanhar andamento dos trabalhos e fazer o planejamento das próximas etapas do projeto.

As reuniões tem sido feitas em várias regiões do Estado

A série de visitas técnicas realizada pela equipe da coordenação estadual do Parlamento Jovem de Minas será encerrada nesta quinta-feira (18/6/15) com uma série de atividades programadas para acontecer ao longo do dia em Matias Barbosa, cidade que integra o Polo Zona da Mata do projeto.

Mais uma vez, representantes da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e da PUC Minas, parceiros na iniciativa, vão se reunir com coordenadores, monitores e estudantes de Juiz de Fora, Leopoldina, Matias Barbosa, Santos Dumont, Viçosa e Visconde do Rio Branco, municípios que integram o Polo Zona da Mata.

Todas as atividades programadas para esta quinta (18) acontecerão na Câmara Municipal de Matias Barbosa (Av. Engenheiro Paulo Brandão, 380 - Parque dos Sabiás). O objetivo é acompanhar e compartilhar conhecimentos visando à efetiva realização do projeto nos municípios, reforçando seu alinhamento metodológico e temático e fortalecendo a identidade e os princípios do Parlamento Jovem.

A programação começa às 13 horas, com uma reunião de coordenadores e monitores dos municípios do polo. Às 16 horas está prevista reunião com coordenadores da cidade responsável pela coordenação do polo (Juiz de Fora). Na semana passada, o mesmo tipo de atividade foi realizado nos polos Central (Belo Horizonte) e Triângulo e Noroeste (Uberaba). E, com o encerramento do cronograma de visitas técnicas, na próxima semana terá início a etapa municipal do Parlamento Jovem, com as plenárias em cada uma das cidades que integram cada polo.

Projeto - O Parlamento Jovem de Minas, projeto de educação para a cidadania realizado pela ALMG em parceria com a PUC Minas e as câmaras municipais, visa à formação política de estudantes dos ensinos médio e superior. Em sua 12ª edição, enfoca o tema “Segurança pública e direitos humanos” e contará com a participação de alunos de 40 cidades, agrupadas em oito polos regionais.

O projeto consiste em três grandes etapas: uma municipal, uma regional e a estadual, na Assembleia de Minas. Na primeira, estudantes se reúnem nas suas cidades e discutem propostas em relação ao tema do ano. Na segunda fase, municípios agrupados em polos fazem uma plenária regional e fecham as sugestões daquela área. E, por fim, a plenária final é realizada na ALMG, com a conclusão das propostas e a entrega do documento final à Comissão de Participação Popular.

Enviado pela Assessoria de Imprensa da ALMG


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »