28/06/2015 às 12h52min - Atualizada em 28/06/2015 às 12h52min

Prefeito estuda a adoção de estacionamento rotativo com parquímetros no centro

Serviço virá na sequência da revitalização das calçadas da rua Barão de Cotegipe que começa nos próximos dias.

Luiz Otávio Meneghite
O sistema de parquímetro já funciona em Juiz de Fora

O prefeito José Roberto de Oliveira acaba de autorizar o início das obras de revitalização das calçadas da rua Barão de Cotegipe, com implantação de faixas de pedestres, rampas de acessibilidade e de pisos táteis de alerta e direção. As obras, que serão iniciadas nos próximos dias, terão um custo de R$ 340.532,54 e serão concluídas em três meses.

Em visita à redação do jornal Leopoldinense na manhã deste domingo, 28 de junho, acompanhado de seu chefe de gabinete, Luiz Cabral, o prefeito revelou que está estudando também a adoção do estacionamento rotativo nas ruas do centro, com utilização do sistema de parquímetros nos mesmos moldes do que funciona com sucesso em Juiz de Fora. Segundo o prefeito, os estudos já estão avançados e sua implantação virá na sequência da revitalização da rua Barão de Cotegipe que também está prestes a ganhar um grande investimento comercial com as Lojas Americanas, cujas obras já foram iniciadas.

O prefeito disse que a decisão de adotar o estacionamento rotativo levou em consideração o resultado da enquete promovida pelo Jornal Leopoldinense Online. A pergunta da enquete foi: O estacionamento rotativo resolverá o problema de fluxo de veículos no centro? 138 leitores responderam. Vejam o resultado:

Para o prefeito José Roberto, “o objetivo do sistema rotativo com parquímetros é garantir o rodízio de vagas ocupadas nas ruas, o que vai beneficiar principalmente o acesso ao comércio local, uma vez que os próprios moradores dos bairros e principalmente no centro da cidade constataram a existência de muitas vagas ocupadas o dia todo pelo mesmo carro. O estacionamento rotativo com parquímetros, além de ser um sistema mais moderno ainda permite uma variedade maior de pessoas tendo acesso às vagas, facilitando o acesso ao espaço público”. Segundo o prefeito as obras de revitalização das calçadas da rua Barão de Cotegipe, com implantação de faixas de pedestres, rampas de acessibilidade e de pisos táteis de alerta e direção, vai facilitar a vida dos deficientes visuais e trará também maior facilidade aos deficientes físicos com a implantação de rampas de acessibilidade devidamente sinalizadas. “Espero que os comerciantes, moradores e usuários da rua Barão de Cotegipe entendam os transtornos que ocorrerão com o início das obras nos próximos dias, porque depois de pronta, a revitalização trará beleza e conforto para todos,” garantiu o prefeito.

Como funciona o estacionamento rotativo com parquímetros

Já implantado desde o início do ano em Juiz de Fora, o estacionamento rotativo com utilização de parquímetros é mais moderno e eficiente, com benefícios principalmente para a fiscalização e mobilidade urbana. O modelo permite ao usuário adquirir os créditos de estacionamento pelo smartphone, tablet, site, atém de parquímetros. O novo serviço busca beneficiar o cidadão tanto pela praticidade, quanto pela garantia de rotatividade e maior facilidade em encontrar vagas.

Vídeo abaixo mostra reportagem da Tv Alterosa sobre Parquímetro em Juiz de Fora

Os créditos poderão ser adquiridos pelo aplicativo “Vaga Inteligente”, disponível para os sistemas IOS, Android e Windows Phone. Através do app gratuito, o usuário da “Área Azul” poderá adquirir créditos para utilizar as vagas de estacionamento, habilitar as horas e receber alerta sobre o tempo restante de uso da vaga. Após o download, será necessário se cadastrar também no site Vaga Inteligente informando a placa do veículo e o número do cartão de crédito para a cobrança.

Veja o vídeo abaixo explicando como funciona o aplicativo "Vaga Inteligente"

O usuário também poderá comprar os créditos através dos parquímetros eletrônicos. Entre as vantagens do sistema digital estão a autonomia e a facilidade que o usuário encontrará para adquirir o comprovante de estacionamento. Após parar o veículo, o cidadão deve dirigir-se até o parquímetro mais próximo, efetuar o pagamento com cartão recarregável ou em moedas, registrar o número da vaga e da placa do veículo. Há a necessidade de colocar o recibo, emitido no ato da compra dos créditos, no painel do veículo.

Os créditos poderão ser adquiridos também através de cartões recarregáveis. Com eles o usuário precisará somente ir até o parquímetro e registrar o dia e horário de utilização da vaga. A recarga poderá ser realizada de forma autônoma, no parquímetro com moedas ou na central de atendimento ao usuário. O cartão pode ser adquirido com a equipe da concessionária, em postos de venda autorizados ou na central de atendimento.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »