05/07/2015 às 19h53min - Atualizada em 05/07/2015 às 19h53min

Inaugurada 79ª EXPOLEO: evento vai até o próximo domingo (12/07)

João Gabriel B. Meneghite

Um dos maiores eventos do agronegócio do estado de Minas Gerais, a Exposição Agropecuária e Industrial de Leopoldina está sendo realizada pela 79ª vez  neste ano. A EXPOLEO atrai agricultores e pecuaristas de todo o Brasil, devido a sua importância reconhecida para o agronegócio.

O evento começou a partir de sábado, 4 de julho, mas teve sua abertura oficial na tarde deste domingo (05/07), com descerramento da fita inaugural. Estiveram presentes na solenidade o Secretário de Estado de Agricultura João Cruz, sobrinho do leopoldinense Rogério Ladeira Secretário Municipal de Agricultura de Leopoldina, que representou o poder executivo municipal. 

O Secretário de Estado de Agricultura João Cruz com o seu tio Rogério Ladeira

O Poder Legislativo esteve representado pelo presidente da Câmara Municipal de Leopoldina Ivan Martins Nogueira. Também esteve presente o alto funcionário do Ministério da Agricultura Marcelo Junqueira Ferraz, que foi muito elogiado pelo secretário João Cruz por sua participação fundamental no recente acordo entre Brasil e Estados Unidos para exportação da carne bovina. Diversas entidades representativas de Leopoldina e Região também prestigiaram a inauguração.

João Cruz (Secretário de Estado da Agricultura), Pedro Junqueira (Pres. Coopleste) e Ivan Nogueira (Presidente da Câmara Municipal de Leopoldina)

Na inauguração da 79ª Expoleo, a diretoria da Coopleste entregou a Medalha de Mérito do Prêmio Félix Martins à empresa União Recicláveis, especializada em tratamentos de resíduos. Outra homenagem foi a Comenda do Mérito Rural, entregue ao Dr. Paulo do Carmo Martins, diretor da Embrapa Gado de Leite.

Os funcionários da Coopleste homenagearam Márcia Junqueira, esposa do presidente da instituição que organiza o evento. Márcia tem desempenhado um papel fundamental na realização da exposição, que está com uma linda decoração que remete a um ambiente acolhedor das tradicionais fazendas mineiras.

As programações são diversificadas nas áreas de entretenimento, cultura, gastronomia, agronegócio e o principal: muitas atividades voltadas ao homem do campo.

A EXPOLEO 2015 é realizada no período de 4 a 12 de julho, destacando a excelência genética da pecuária nacional e a diversidade de raças e animais em exposições, julgamentos, provas e leilões. Durante os nove dias da Expoleo, um público que passa de 100 mil pessoas é atraído, também, pela programação cultural, com shows de artistas renomados, dança e exposições de arte.

Em seu discurso, o presidente da Cooperativa Leste, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, comentou:

Como acontece há 79 anos, o homem do campo, através da Associação Rural de Leopoldina e sua sucessora Cooperativa Leste, têm mantido acesa essa chama e realiza com brilho, qualidade e competência essa vitrine tão importante para Minas e para o Brasil. Pois sabem que essa Festa é muito mais do que uma exposição, é um encontro do rural e do urbano, que na essência das Minas Gerais e na moldura da terra, acima de tudo, sonham por um Brasil melhor.

 

O que ainda vai acontecer durante a Expoleo

Paralelamente à programação principal, o evento tem uma agenda técnica que inclui seminários, encontros, palestras e visitas monitoradas ao Espaço Rural, para que os agricultores tenham contato com a cadeia do agronegócio, com a agricultura familiar, além das novas tecnologias em máquinas e equipamentos. Participam também expositores da indústria e comércio, telecomunicações, setor automobilístico, instituições financeiras, gastronomia e entretenimento.

A programação para as crianças e a família vai além do parque de diversão, pois a tradicional “fazendinha” encanta até mesmo os adultos.

Outros eventos importantes inclusos na programação são os leilões. No dia 04 de julho, a Bussiness Empreendimentos e Participações realizou o Leilão do Cavalo Pampa. Já no dia 11 de julho, acontecerá o Leilão de Elite de gado raça Girolando, realizado pela Programa Leilões. Os leilões acontecerão no Tattersall Alceu Junqueira Ferraz, localizado dentro do parque de exposições.

Ao longo dos anos, a Cooperativa Leste vem surpreendendo pela diversidade de sua programação, que pode ser conferida na lista abaixo.

Acontece no evento:
• 79ª Exposição Agropecuária e Industrial
• 36ª Exposição Oficializada do Cavalo Mangalarga Marchador
• 79º Concurso Leiteiro – Holandês e Girolando – o mais antigo de Minas Gerais
• 4º Concurso Leiteiro – Guzerá e Gir
• 14ª EXPHOMARJ – Gado Holandês
• 7ª Mostra do Gado Girolando
• 2ª Exposição Ranqueada da Raça Girolando
• 11ª Exposição e Concurso Leiteiro de Caprinos
• 4ª Exposição de Ovinos
• 4ª Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas
• 1º Leilão do Gado Girolando Elite
• 4ª Expo Flores

• 1º Leilão do Cavalo Pampa

• 1ª Exposição de Cães de Raça

• 1º Torneio de Canto de Pássaros

Eventos Centrais: Chegada dos animais ao Parque de Exposições; Solenidade de Abertura; Julgamento de Bovinos Holandeses; Julgamento de Bovinos Girolando; Julgamento de Eqüinos Mangalarga Marchador; Concurso Leiteiro de Bovinos; Escolha dos melhores Criadores, Expositores e Tratadores; Desfile dos campeões com premiação; Seminários e palestras.

Eventos paralelos: encontro de negócios (animais, sementes, máquinas e implementos agrícolas, produtos veterinários, rações, veículos, caminhões e motos); Expo Cultural; Feira de Artesanato; Feira da Agricultura Familiar com exposição de produtos regionais; Feira de reprodutores de alta qualidade genética das raças Gir, Guzerá, Nelore, Tabapuan e Brama; Agricultura irrigada, fruticultura, flores, plantas ornamentais; Exposição e comercialização de pequenos animais (peixes, aves, roedores, abelhas); Exposição de mini animais; parque de diversões, shows artísticos, show de calouros; Miss Expoleo (concurso regional).

Em 9 dias de festa, 7 serão com entrada franca

Shows:  04/07 - Minas Ao Luar (Entrada Franca); 5/07 - Miss Expoleo (Entrada Franca); 6/07 - Noite Gospel (Entrada Franca); 7/07- Show de Calouros (Entrada Franca); 8/07- Cristiano Banni & Daniel (Entrada Franca); 9/07 - Banda Bala de Mentha (Entrada Franca); 10/07 - Júnior e Gustavo e CPM22;11/07 - Grupo Revelação e Dj Gasparzinho e no domingo (12/07), FestViola e Grupo Nó Na Madeira(Entrada franca).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »