10/07/2015 às 15h38min - Atualizada em 10/07/2015 às 15h38min

Segunda edição do Concílio reúne centena de adeptos da cultura NERD em Leopoldina

A intenção não é apenas a de criar uma festa, mas promover um evento de três dias, levando a temática a um patamar mais acadêmico.

O evento acontece no Colégio Imaculada Conceição.

Agregar educação, diversão e cultura, esse é o objetivo de “O Concílio”, o segundo evento de RPG e cultura NERD de Leopoldina-MG. O evento acontecerá no Colégio Imaculada Conceição, com início na sexta-feira, 24 de julho, às 19:00 horas e encerramento no domingo, 26 de julho, às 18:00 horas e contará com diversas atrações entre palestras, oficinas, jogos e, é claro, muito RPG.

A ideia do Concílio surgiu no final em 2012. Um grupo de amigos com um ideal em comum: a realização de um evento de RPG multitemático, englobando aficionados pela cultura nerd, como RPGistas, gamers, otakus, cosplayers, entre outros. A intenção não é apenas a de criar uma festa, mas promover  um evento de três dias, levando a temática a um patamar mais acadêmico, buscando apoio de universidades e palestrantes com formação pedagógica em RPG e áreas afins. Obviamente o evento teria também sua parte lúdica, representada através das mesas de RPG, Board Games, videogames e outras atrações.

A programação

Para a abertura do evento, 24 de julho, às 19h30, haverá a palestra "Projeto Incorporais: relato de aplicações de histórias interativas para fins educacionais no Ensino Básico e Universitário", com os professores Carlos Klimick e Eliane Bettocchi. Carlos e Eliane são autores e co-autores de RPGs nacionais e carregam vasta experiência de mais de 15 anos de pesquisa na área de RPG e Educação. “O Desafio dos bandeirantes”, um dos primeiros rpgs com temática puramente nacional e a Era do Caos são alguns dos frutos desses dois.

No sábado, além das mesas de RPG, outros jogos, partes lúdicas e uma festa à fantasia à noite, o autor juiz-forano Hélio Rocha apresenta seu livro “Málkian- Livro 1: A lenda de Florine”, uma saga de fantasia infanto-juvenil baseada nos mitos da cultura latina. Ainda no sábado a roteirista Ana Recalde apresenta seu quadrinho “Beladona”, o principal HQ brasileiro de terror da web, um sucesso que conseguiu ser publicado através de recursos captados em um site de financiamento coletivo. Além disso, Ana mediará uma mesa de discussões sobre feminismo e o universo “Nerd”, buscando reflexões que procurem quebrar preconceitos nesse “universo masculino”.

Neste segundo O Concílio, o caráter acadêmico se fará presente como mais um foco de importância no dia. A ideia agora é que as diversas “tribos” se reúnam em torno do RPG e se realizem nos jogos, cada uma em seu cenário e culturas favoritas.

Contatos: [email protected] , www.oconcilio.com , www.facebook.com/oconcilio

Telefone: Lucas Mendonça (32) 91152776


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »