10/07/2015 às 16h04min - Atualizada em 10/07/2015 às 16h04min

Cachorra pastoreira encanta visitantes da Exposição de Leopoldina

As apresentações acontecem duas vezes ao dia, na parte da manhã e final de tarde, na pista do parque de exposições.

João Gabriel B. Meneghite
A cachorra Ayla pastoreia mais de 250 ovelhas no Sítio Valinho, em Nazareno/MG.

Uma cachorra pastoreira foi uma das atrações que encantou o público visitante da 79ª Exposição Agropecuária de Leopoldina. A cachorra Ayla, da raça Border Collie, cercava os carneiros e os direcionava para locais onde o seu treinador definia.

As apresentações acontecem duas vezes ao dia, na parte da manhã e final de tarde, na pista do parque de exposições, atraindo as famílias visitantes que se encantaram com a esperteza da cachorrinha Ayla, que direcionava as ovelhas para um cercado da pista de apresentações de animais da exposição.

Em entrevista ao jornal Leopoldinense, o instrutor Yuri Dalton Rodrigues comentou que muitos acham que tanto a cachorra quanto os carneiros são adestrados. “Apenas a cachorra é treinada e ela pode pastorar outros carneiros”, comentou o jovem adestrador.

Yuri é natural de Juiz de Fora e está morando em Nazareno/MG há cinco anos com o seu pai, que trabalha na propriedade rural onde são criados carneiros Texel e Poll Porset. Ele aprendeu a treinar cachorros pastoreiros na Universidade Federal de São João Del Rey, que ofertou o curso de Instrutor de Tosquia Tally Rhay (Alto rendimento).

No Sítio Valinho, em Nazareno/MG, a cachorra Ayla pastoreia mais de 250 ovelhas em um raio de 1,5km. O proprietário Paulo Fernando Lasmar comentou que além de Ayla, tem mais dois cachorros treinados que fazem o trabalho que antes era executado por dois funcionários.

O treinador Yuri Dalton Rodrigues com a cachorra Ayla.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »