14/07/2015 às 17h36min - Atualizada em 14/07/2015 às 17h36min

Impunidade faz crescer número de pichações em Leopoldina

População exige mais rigor na identificação e punição dos vândalos

Luiz Otávio Meneghite
Este muro pertence a uma residência particular. (Foto: João Gabriel B. Meneghite)

Há alguns anos eram apenas algumas paredes, mas com o passar do tempo e a confiança na impunidade as pichações aumentaram. Antes feitas em locais pouco visíveis, hoje elas estão escancaradas em prédios históricos, em ruas e praças de grande visibilidade como o majestoso prédio do ‘Ginásio’ e o histórico prédio do ‘Paço Municipal’.

A maioria das pichações traz coisas ininteligíveis, talvez um código ou simplesmente representem a ignorância dos pichadores, meninos revoltados, que não gostam de estudar e protestam contra tudo e contra todos. Talvez estejam copiando o que vêem na internet ou na televisão. Pode ser que ajam por impulso quando estão drogados. Pode ser também uma manifestação de revolta com o quadro familiar em que vivem.

A verdade é que o resultado das pichações pode ser visto por toda a cidade e avançam na velocidade oposta à da inércia das autoridades a quem competiria coibir esses atos de vandalismo.

No período de 6 a 10 de julho, o Jornal Leopoldinense Online colocou à disposição dos leitores, uma enquete para conhecer o seu pensamento a respeito desses atos de vandalismo. O tema escolhido, como sempre, partiu de sugestão enviada à redação via e-mail. A pergunta da enquete foi a seguinte: O que você acha que deve ser feito com pichadores?

As opções de respostas foram: -Prender e processar; -Fazer limpar tudo o que sujou; -Multar no valor gasto para limpar a sujeira e -Prender e mostrar a cara deles.

Participaram da votação 140 leitores e o resultado você confere no infográfico abaixo:

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »