24/07/2015 às 15h47min - Atualizada em 24/07/2015 às 15h47min

Julho é mês de férias...e você quer aproveitar para soltar pipa?

Então fique atento às dicas da Energisa e divirta-se com segurança, porque pipa e rede elétrica não combinam.

Julho é mês de férias, ideal para quem gosta de se divertir soltando pipas ou papagaios. No entanto, é preciso tomar uma série de cuidados para evitar que os momentos de lazer não terminem em acidentes ou provoquem interrupções no fornecimento de energia elétrica, prejudicando vários clientes.

 De 2014 até hoje, a Energisa registrou, em sua área de concessão em Minas Gerais 148 interferências na rede elétrica, ocasionada somente pelo contato de pipa ou papagaio na rede.

 Se a pipa enrolar nos fios também pode causar acidentes, inclusive fatal. Por isso, fique atento às dicas da Energisa e divirta-se com segurança:

 • escolha lugares abertos, longe da rede elétrica, como campos de futebol e parques.

                                                                                                                                                                                

• nunca tente retirar pipa enrolada em fios elétricos.

 • jamais use cerol. O uso do cerol (mistura cortante feita com cola e vidro) pode se transformar em uma arma. Ele deixa as linhas das pipas como uma lâmina afiada, o que pode machucar pessoas, causar mortes e romper os fios com mais facilidade.

 • não use papel alumínio ou fios metálicos para fazer a sua pipa. Esses materiais conduzem energia elétrica com mais facilidade e provocam choques e curto-circuito.

 É isso aí! Diversão com segurança.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »