26/07/2015 às 08h40min - Atualizada em 26/07/2015 às 08h40min

Superintendente do Iphan visita Cataguases e se encanta com sua arquitetura modernista

Site do Marcelo Lopes
Cesinha e Célia Corsino, durante visita às obras de reforma da Praça Rui Barbosa
A Superintendente do Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - em Minas Gerais, Célia Corsino, esteve em visita a Cataguases nesta quarta e quinta-feiras, dias 22 e 23 de julho. Ela esteve acompanhada do arquiteto daquela instituição, Ulisses Vanucci Lins, e o motivo de sua presença na cidade foi retribuir a visita que o prefeito Cesinha Samor lhe fez em junho quando esteve na sede do Iphan, em Belo Horizonte. Ela também veio conhecer a cidade e as demandas existentes. Assim como acontece com todos os visitantes, encantou-se com o acervo patrimonial e arquitetônico de Cataguases. Impressionada com o que viu, disponibilizou-se apoiar o município em suas necessidades junto ao órgão que comanda.
 
image

image

Durante sua presença na cidade, um de seus compromissos foi um encontro com o prefeito Cesinha Samor, ocorrida na tarde de quarta-feira, em seu gabinete, quando foram tratados assuntos como a reforma das praças Rui Barbosa, em andamento e Santa Rita, a ser realizada, entre outros. Em seguida, o prefeito convidou Célia a visitar as obras da Praça Rui Barbosa. Ulisses Vanucci, que é o responsável pela fiscalização dessas obras em patrimônios históricos, aprovou o serviço. "o andamento da obra está dentro do previsto e a execução muito boa", salientou. Na ocasião, Célia Corsino anunciou que a licitação para as obras de reforma da Praça Santa Rita deve ser publicada nas próximas semanas. Os visitantes foram acompanhados no passeio pelo prefeito Cesinha Samor, pelo Chefe de Gabinete Tomáz Esteves, pelos secretários de Cultura e Turismo, Zeca Junqueira e pelo Secretário de Obra, Alberico Dutra de Siqueira.
 
Após a visita à Praça Rui Barbosa, o grupo esteve no Cine Edgard e também no antigo prédio do Clube Social, este último de propriedade do Município. O Secretário de Cultura e Turismo, Zeca Junqueira, explicou que o complexo está interditado pelo Corpo de Bombeiros e sobre as negociações do Município para adquirir o cinema. A Superintendente do Iphan ficou bastante impressionada com todo o complexo e apoiou a decisão da Prefeitura em adquirir o Cine Edgard, inclusive sugerindo formas para que a Prefeitura consiga recursos para recuperar todo o prédio. No final da tarde, o grupo ainda visitou a Chácara Dona Catarina, o Centro Cultural Eva Nil e o Colégio Cataguases.
 

Autor: Cristina Quirino

Fonte: Prefeitura de Cataguases


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »