27/07/2015 às 14h26min - Atualizada em 27/07/2015 às 14h26min

Para leitores, taxistas de Leopoldina estão correndo muito e incomodam

Denatran acha que sociedade deve refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável e por mudanças de atitude no trânsito.

Luiz Otávio Meneghite
O desrespeito à sinalização foi a opção de 16% dos leitores

Como sempre reafirmamos no jornal Leopoldinense, as enquetes aqui promovidas partem de sugestões enviadas pelos nossos leitores. A enquete que ficou disponível para votação no período de 17 a 25 de julho pretendeu apurar: O que mais te aborrece no trânsito de Leopoldina?

As opções de respostas foram sugeridas pelos nossos leitores em contato pessoal, por telefone e por e-mail e  foram as seguintes: -A velocidade dos taxistas; -A velocidade dos motociclistas; -O caminhão de lixo tranca rua; -Carros estacionados em fila dupla; -A falta de vagas para estacionar; -A impunidade dos infratores; -O desrespeito à sinalização.

Votaram 183 leitores e o resultado foi apurado na noite de sábado, 25 de julho e os percentuais estão demonstrados no infográfico abaixo: O que mais te aborrece no trânsito de Leopoldina?

 

Denatran investe em mudança de comportamento na Semana Nacional de Trânsito de 2015

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão do Ministério das Cidades, definiu o tema da Semana Nacional de Trânsito de 2015: a ‘Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito - 2011/2020: Seja você a mudança no trânsito’. A semana é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre os altos índices de mortes e feridos em ruas e rodovias brasileiras e está prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

O Conselho de Trânsito Brasileiro (Contran) estabelece o tema que deve ser promovido durante a semana pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. As ações realizadas pelo Ministério das Cidades/Denatran contribuem com a ‘Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito’, que visa diminuir o número alarmante de pessoas que perdem a vida em acidentes de trânsito.

“É importante alertar que alterar esse quadro depende de mudar de atitude de todos os atores no trânsito: pedestres, ciclistas, passageiros e motoristas. O ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é responsável pelas próprias ações e vai sofrer as consequências de suas escolhas”, disse o diretor do Denatran, Alberto Angerami.

O Departamento tem, por missão, cumprir a legislação de trânsito e a execução das normas e estabelecidas pelo Contran, mas também procura levar à sociedade uma nova forma de ver, entender e fazer trânsito. Um de seus objetivos é mostrar que trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas, por isso, convoca a sociedade para refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável e por mudanças de atitude no trânsito.


Da Redação do jornal Leopoldinense, com Assessoria de Comunicação do Ministério das Cidades

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »