28/07/2015 às 09h28min - Atualizada em 28/07/2015 às 10h51min

Apa Confecções e SENAI formam primeira turma de 'Confeccionados de Alfaiataria Masculina'.

O Centro de Formação Profissional ganhou o nome de Vicente Apa, em homenagem ao fundador da empresa.

João Gabriel Baia Meneghite
A empresa investiu em infraestrutura, adequando o espaço e adquirindo maquinários para as aulas práticas

A Apa Confecções, em parceria com o SENAI, formou a primeira turma de Aprendizagem Industrial em Confeccionador de Alfaiataria Masculina. A solenidade de formatura aconteceu no dia 17 de julho, na sede da empresa em Leopoldina/MG.

A primeira turma começou com vinte alunos em agosto de 2014 e terminou em julho de 2015, tendo uma carga horária total de 800 horas e um baixo índice de evasão, tendo apenas três desistências. O programa de aprendizagem industrial é no sistema Dual, onde os cursos são ministrados dentro da empresa em parceria com a instituição ofertante,  que é o SENAI de Cataguases.

A empresa investiu em infraestrutura, adequando o espaço e adquirindo maquinários para as aulas práticas do Centro de Formação Profissional, que ganhou o nome de Vicente Apa, em homenagem ao fundador da empresa.

O curso, que já está iniciando uma nova turma, se constitui de atividades teóricas e práticas voltadas ao desenvolvimento de competências que traduz o perfil do trabalhador capaz de atender as peculiaridades da empresa, que produz os mais elegantes ternos do mundo.

A professora Maria Cecília Bedendo, comentou que há uma extensa grade curricular onde as alunas aprendem todo o processo produtivo, com inclusão de aulas práticas, além dos conceitos e modelagens específicas do setor: "Apesar de ser um curso de aprendizagem, a carga horária permite trabalhar conteúdos específicos como gestão integrada, liderança, ética e cidadania, organização da produção e logística, controle de qualidade, entre outros que desenvolvem competências necessárias para deixar os estudantes preparados", comentou.

A pedagoga do SENAI, Edna Rosária Silva Oliveira, disse que a parceria com a Apa Confecções está sendo muito proveitosa e que o sistema Dual também é uma experiência nova para o SENAI, sendo a primeira vez que a instituição faz esse tipo de parceria fora de sua sede, localizada na cidade de Cataguases/MG.

  

A aluna Camila Ariele Costa, de 19 anos, comentou que “estar num ambiente de aprendizagem em uma grande indústria como a APA foi uma experiência muito proveitosa”. A aluna Raíssa Fernandes, de 20 anos, também comentou sobre a experiência. “Vou levar para o resto de minha vida”, disse a formanda.

  A instrutora da Apa Confecções, Maria da Penha Souza, que trabalha na empresa há 37 anos, disse que ficou emocionada de ver muitas jovens se formando. “Eu que trabalho há 55 anos neste setor, estou vendo o desinteresse de muitos pela arte de costurar. Hoje, vendo essa oportunidade que a nossa empresa está dando a esses jovens, fico muito feliz”.
     

Uma das funcionárias mais antigas da APA em Leopoldina, Rosa Maria Silva Cruz, que está na unidade da cidade há 17 anos, também ficou satisfeita com a formação dos jovens. “Eu amo costurar! Amo o meu trabalho aqui na APA e me orgulho de ter ensinado mais de 1500 funcionários ao longo de toda minha trajetória aqui na empresa”.

A Apa Confecções S/A é a primeira do setor de confecções na região a ter uma estrutura para oferta de cursos dentro da empresa, chamada de ‘Sistema Dual’. O foco de aprendizagem do curso é a modelagem masculina, constituído de atividades teóricas e práticas desenvolvidas em ambiente real de trabalho.

Através do PROGRAMA MENOR APRENDIZ DO SENAI, programa de aprendizagem voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, fundamentado na Lei 10.097/2000, a empresa assina a carteira de trabalho, tendo o aluno todos os direitos trabalhistas e previdenciários garantidos, recebendo salário mínimo/hora. No âmbito da Lei da Aprendizagem, aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando. Deve cursar a escola regular e estar matriculado e frequentando instituição de ensino profissional conveniada com a empresa.

A aluna Cláudia dos Santos não teve nenhuma falta e foi uma das homenageadas na formatura.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »