01/08/2015 às 12h03min - Atualizada em 01/08/2015 às 12h03min

Kácio Freitas: conheça a história do leopoldinense que defendeu o Brasil e ganhou medalha nos jogos Pan Americanos

João Gabriel Baia Meneghite
Kácio Freitas(d) com seus companheiros de equipe ostentando a Medalha de Bronze.

Os jogos Pan Americanos realizados no mês de julho em Toronto, no Canadá, chamaram a atenção para a evolução técnica da seleção brasileira de ciclismo de pista, que conquistou a medalha de bronze na prova de velocidade por equipe. A seleção brasileira foi composta por Hugo Vasconcellos, Flávio Cipriano e pelo leopoldinense Kácio Fonseca da Silva, que desbancaram a equipe colombiana, faturando o bronze para o Brasil no Pan-Americano. Na disputa pelo ouro, o time canadense venceu os venezuelanos com sobra e foi campeão em casa.

A medalha de bronze foi muito comemorada pela CBC – Confederação Brasileira de Ciclismo. Segundo Ana Cláudia Stipanich Chefe de Equipe em Toronto e membro do Departamento de Alto Rendimento da CBC, os resultados irão abrir muitas portas para o futuro do ciclismo nacional, que está no rumo certo à classificação para a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016.

Com apenas 21 anos, o leopoldinense Kácio Freitas é o mais novo do trio brasileiro e uma promessa do ciclismo nacional. Ele é filho de Jaqueline Fonseca da Silva e Iran Luiz Freitas. Cresceu no bairro Vila Miralda, onde residia a sua avó Maria Antonieta. Estudou no ‘Grupo Velho’, Escola Municipal Botelho Reis e no ‘Ginásio’, Escola Estadual Professor Botelho Reis.

Em entrevista ao jornal Leopoldinense, Kácio lembrou com carinho do tempo de criança em Leopoldina, “Não tem lugar melhor que a cidade de origem! Leopoldina é pequena, mas eu gosto. É onde estão meus amigos e a Família. Sempre que posso vou para a minha cidade. As lembranças que tenho de Leopoldina é que eu e meus amigos andávamos de bike pelas cidades vizinhas, passando por cachoeiras”, lembrou Kácio, que saiu de Leopoldina aos treze anos de idade e foi morar em Itaperuna, no estado do Rio de Janeiro, onde começou a competir.

O atleta leopoldinense foi descoberto aos quinze anos de idade, ocasião em que competia o ciclismo de estrada. Em seu primeiro campeonato nacional ele conquistou a medalha de bronze e foi chamado para a equipe de Iracemapolis-SP.

Atualmente Kácio Fonseca Freitas da Silva reside maior parte do ano na Suíça, continente europeu que tem uma logística estratégica de competições mundiais e também na sede da seleção brasileira de ciclismo em Maringá-PR. Ele tem mais de 15 títulos de campeão brasileiro desde a categoria de base. Em campeonatos Pan Americanos tem uma medalha de prata e três de bronze. 

No princípio de 2015, a equipe brasileira também disputou o campeonato mundial de ciclismo de pista, ficando com a 10ª colocação na prova de velocidade por equipe. Mais recentemente Kácio e sua equipe conquistaram um dos títulos mais importantes, e inédito, para o ciclismo brasileiro, que foi o Jogos Pan Americanos, com a medalha de bronze.

Os leopoldinenses ficaram orgulhosos com a conquista de Kácio e o atleta tem recebido manifestações de apoio de todas as partes. Ele aproveitou para agradecer a todos que estão torcendo por suas conquistas. “Quero agradecer a galera de Leopoldina que está torcendo por mim, em especial aos amigos do ciclismo que sempre estão me dando força pelas redes sociais. Tenho muito orgulho de ser leopoldinense e levar o nome de minha cidade para o Brasil e fora dele”, completou Kácio.

Os medalhistas no pódio em Toronto.Kácio está à direita.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »