02/08/2015 às 13h48min - Atualizada em 02/08/2015 às 13h48min

Após medalha no Pan Americano, Kacio Freitas ganha Campeonato Brasileiro

Com apenas 21 anos, o leopoldinense Kácio Freitas é uma promessa do ciclismo nacional.

João Gabriel Baia Meneghite
Kácio(e) demonstrou que está em sua melhor fase na temporada.

O leopoldinense Kácio Freitas, que recentemente conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto/2015,  acaba de ganhar o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista, na prova de velocidade individual. 

O evento aconteceu na sexta-feira, 31 de julho, em Maringá, no Paraná.  Nas eliminatórias, junto com Fernando Sikora, também integrante da seleção, demonstrou que está em sua melhor fase na temporada após um longo período de treinamentos no Centro Mundial de Ciclismo da UCI na Suíça.

A final foi bastante disputada, mas Kacio Freitas levou a melhor e conquistou o título de Campeão Brasileiro, seguido por Hugo Osteti, prata, e Flavio Cipriano, representante da Equipe de Ciclismo de Taubaté, bronze. Fernando Sikora ficou na quarta colocação.

“Treinamos juntos há um ano, sabemos como um arremata, como o outro parte, e estamos fazendo um bom trabalho com a seleção. Sem toda essa preparação adquirida no Projeto Intercâmbio não estaríamos em um nível tão elevado e equilibrado. Realmente fez toda diferença”, contou o campeão.

 

Com apenas 21 anos, o leopoldinense Kácio Freitas é uma promessa do ciclismo nacional. Ele é filho de Jaqueline Fonseca da Silva e Iran Luiz Freitas. Cresceu no bairro Vila Miralda, onde ainda reside a sua avó Maria Antonieta. Estudou no ‘Grupo Velho’, Escola Municipal Botelho Reis e no ‘Ginásio’, Escola Estadual Professor Botelho Reis.

Em entrevista ao jornal Leopoldinense, Kácio lembrou com carinho do tempo de criança em Leopoldina, “Não tem lugar melhor que a cidade de origem! Leopoldina é pequena, mas eu gosto. É onde estão meus amigos e a Família. Sempre que posso vou para a minha cidade. As lembranças que tenho de Leopoldina é que eu e meus amigos andávamos de bike pelas cidades vizinhas, passando por cachoeiras”, lembrou Kácio, que saiu de Leopoldina aos treze anos de idade e foi morar em Itaperuna, no estado do Rio de Janeiro, onde começou a competir.

O atleta leopoldinense foi descoberto aos quinze anos de idade, ocasião em que competia o ciclismo de estrada. Em seu primeiro campeonato nacional ele conquistou a medalha de bronze e foi chamado para a equipe de Iracemapolis-SP.

Atualmente Kácio Fonseca Freitas da Silva reside maior parte do ano na Suíça, no continente europeu que tem uma logística estratégica de competições mundiais e também na sede da seleção brasileira de ciclismo em Maringá-PR. Ele tem mais de 16 títulos de campeão brasileiro desde a categoria de base. Em campeonatos Pan Americanos tem uma medalha de prata e três de bronze. 

No princípio de 2015, a equipe brasileira também disputou o campeonato mundial de ciclismo de pista, ficando com a 10ª colocação na prova de velocidade por equipe. Mais recentemente Kácio e sua equipe conquistaram um dos títulos mais importantes, e inédito, para o ciclismo brasileiro, que foi o Jogos Pan Americanos, com a medalha de bronze.

Os leopoldinenses ficaram orgulhosos com a conquista de Kácio e o atleta tem recebido manifestações de apoio de todas as partes. Ele aproveitou para agradecer a todos que estão torcendo por suas conquistas. “Quero agradecer a galera de Leopoldina que está torcendo por mim, em especial aos amigos do ciclismo que sempre estão me dando força pelas redes sociais. Tenho muito orgulho de ser leopoldinense e levar o nome de minha cidade para o Brasil e fora dele”, completou Kácio.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »