04/08/2015 às 19h35min - Atualizada em 07/08/2015 às 20h29min

Casa de Leitura apresenta exposição

É com muita satisfação que a Casa de Leitura Lya Botelho comunica a realização, em seus espaços, de mais uma exposição de caráter histórico e cívico: “LIBERDADE, LIBERDADE: Independência, Abolição e República”.

Abrindo para o público na segunda-feira 17 de agosto e com data de encerramento em 19 de dezembro de 2015, esta exposição visa proporcionar a alunos e demais interessados, um resumo textual, infográfico e iconográfico sobre 3 momentos muito significativos na formação deste país. A Independência, a Abolição e a República foram conquistas muito importantes no surgimento de um Brasil autônomo e ciente da sua importância e do seu papel junto às demais nações. Lutas foram travadas, muito sangue e lágrimas derramados, motivos e ideologias foram duramente combatidos e defendidos para que pudéssemos gozar de um país livre, onde cidadãos livres podem exercitar suas capacidades dentro da liberdade proporcionada por um regime democrático.

Durante todo o ano temos datas comemorativas e festejos nacionalistas, porém o segundo semestre é pródigo em alguns deles que, muito de perto, motivaram o tema desta exposição: a Independência do Brasil (7 de setembro) ao deixar de ser uma colônia de Portugal; a proclamação da República (15 de novembro), extinguindo o regime monárquico e representando o fim do império; o Dia da Bandeira (19 de novembro), símbolo da pátria unida sob uma só Constituição e código de leis e, finalmente, o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), quando, através das homenagens prestadas a Zumbi, saudamos todas as nações africanas que aqui chegaram como escravos e doaram suas vidas na construção deste país e na luta pela liberdade e igualdade entre todos os seres humanos. É exatamente pensando nessas efemérides que a Casa de Leitura Lya Botelho, com o apoio da FOJB-Fundação Ormeo Junqueira Botelho e o patrocínio da empresa ENERGISA, abre suas portas para uma exposição que pretende estimular a reflexão sobre os conceitos de Liberdade hoje e nos tempos históricos mencionados.

Esta mostra, cujo foco em termos de público, são os alunos de todas as idades, foi inteiramente planejada e montada dentro dos conceitos de valorização da economia criativa local. Isso quer dizer que nos utilizamos de serviços, fornecedores e produtos produzidos ou adquiridos exclusivamente em Leopoldina, investindo, assim, na valorização do comércio e mão de obra locais, bem como na especialização em áreas como a produção de material cenográfico.

Luciano Bahia Meneguite foi o artista-artesão convidado para participar da exposição na criação de uma galeria de 5 ícones da nossa história quando falamos em Liberdade: a Princesa Isabel, Zumbi dos Palmares, Tiradentes, D. Pedro I e Deodoro da Fonseca. Seu interessantíssimo trabalho escultórico, cuja técnica mista envolve poliestireno, papier maché e resina, saudará os visitantes à exposição, no que chamamos de “Corredor dos Méritos”, logo à entrada da Casa de Leitura.

A Casa de Leitura Lya Botelho aproveita para agradecer a todos os prestadores de serviços e fornecedores que colaboraram com que essa exposição pudesse ser realizada, ao apoio da Secretaria de Educação de Leopoldina e à SER-Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina. Nossos agradecimentos também são dirigidos à Sra. Mônica Botelho, presidente da FOJB-Fundação Ormeo Junqueira Botelho, cuja visão em transformar a casa pertencente aos seus avós num espaço cultural plural que completa 7 anos de existência agora em agosto, levando Cultura, Educação e Entretenimento de qualidade à todos os cidadãos do município e região, tanto veio enriquecer e fortalecer a Cultura e a Economia Criativa do município e região. À empresa ENERGISA, os nossos mais sinceros agradecimentos por viabilizar a existência de um espaço cultural como a Casa de Leitura Lya Botelho e a manutenção de todas as suas atividades, patrocinando , assim, o acesso justo e igualitário à Cultura, ao Saber.

A todos os amigos da Imprensa, nosso muito obrigado por terem nos acompanhado nesses sete anos de atividade ininterrupta, possibilitando, através da divulgação nos mais diversos meios de comunicação, as possibilidades de enriquecimento cultural por toda a população.

Fica, então, aberto o convite a todos para visitarem, a partir do dia 17 de agosto, a exposição “LIBERDADE,LIBERDADE”!

Serviço:

Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:00h. Aos sábados, das 8:00 às 11:30h.

Entrada franca. Censura livre

Endereço: R. José Peres, 4 (centro)  Leopoldina-MG

As escolas que desejarem agendar visitações à exposição deverão fazê-lo somente através do e-mail: [email protected]


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »